A perda de um dente, ocasionada por consequência de algum acidente ou problema bucal, pode causar diversos desconfortos a uma pessoa. Felizmente, com o avanço da odontologia, hoje existem tratamentos capazes de resolver o incômodo, como o implante ou a prótese dentária.
Ambos têm como objetivo substituir um ou mais dentes perdidos. Porém, uma das principais dúvidas que surgem a respeito da escolha entre implantes e próteses é saber qual é a diferença entre elas.
Qual é a diferença entre implantes e próteses?
Os implantes e próteses possuem algumas características que os diferem um do outro. A principal diferença entre eles é que o implante é um procedimento cirúrgico, que substitui toda a estrutura do dente natural perdido, tanto a parte visível (coroa), quanto a parte interna (raiz). Já a prótese substitui somente a parte visível do dente, ou seja, a coroa.
O que é a prótese dentária?
A prótese dentária é uma estrutura artificial utilizada para substituir dentes perdidos. Há dois tipos de próteses: as próteses fixas e as próteses móveis. A escolha da técnica aplicada dependerá do tipo de tratamento mais indicado para o paciente.
As próteses fixas costumam ser usadas em pessoas que perderam um ou mais dentes, mas ainda possuem alguns dentes naturais. Já as próteses móveis, conhecidas como dentaduras, substituem a arcada completa.
Próteses móveis e fixas
A principal vantagem da prótese móvel é que ela apresenta um excelente custo-benefício. Dessa forma, pode ser utilizada em diferentes situações e pacientes, permitindo que ele retire da boca sempre que sentir necessidade, inclusive para realizar a higienização.
A desvantagem é que ela tem menos estabilidade, é mais suscetível a danos e necessita de manutenção periódica.
A prótese fixa é uma alternativa para os casos de perdas de estrutura em virtude de cáries ou alguma fratura. Logo, é indicada para quem precisa restituir um ou mais dentes.
O que é o implante dentário?
São estruturas de metais de titânio, que são introduzidos na região do maxilar. O principal objetivo é substituir as raízes dos dentes que foram perdidos.
Os implantes também são muito duráveis. Com os devidos cuidados certos podem durar a vida inteira.
Principais benefícios do implante dentário
Por ser um dispositivo totalmente fixo, o implante oferece maior firmeza na mastigação, além de ser muito durável.
Em alguns casos, poderá haver contraindicações se o paciente tiver problemas de saúde que dificultem a osseointegração ou o processo de enxerto.
Nos implantes, o paciente deve ter uma quantidade de volume ósseo para que os pinos sejam fixados. Conforme a situação, a prótese pode ser o mais recomendado.
Implante Unitário X Implante Total
O implante pode ser em apenas um dente ou em toda a boca, substituindo toda a arcada dentária.
O implante unitário é uma estrutura feita de titânio (como uma raiz do dente), posicionada cirurgicamente abaixo da margem gengival. Por ser fixo e unitário, também beneficia a saúde bucal em geral. Já o implante total trata-se de uma prótese total fixada por pinos de implante.
Alguns procedimentos podem associar o uso da prótese e implante, o chamado overdenture – técnica que coloca a prótese removível sobre uma base implantada.
O dentista é o profissional mais indicado para avaliar a opção recomendada a cada tratamento, já que todos os procedimentos relacionados à fixação de próteses e implantes dentários têm suas particularidades.
O tratamento com implante ou prótese não se trata apenas de estética. Ambos trazem ganhos para a saúde bucal, qualidade da mastigação e até da fala.
A Coife Odonto oferece o que há de mais inovador na odontologia. Aqui você confere todos os tipos de implantes e próteses que nós oferecemos. Agende uma avaliação gratuita!