Como fidelizar pacientes no consultório odontológico?

Fidelizar pacientes no seu consultório odontológico não é uma missão simples, mas é o objetivo das clínicas e necessário para o crescimento delas. A fidelização é uma garantia de que as pessoas que foram atendidas retornarão, gerando movimento, crescimento e fluxo de caixa. Mas qual é o caminho correto para que isso aconteça?

Para fazer com que o seu paciente se lembre do seu consultório como sinônimo de bom atendimento e retorne para mais tratamentos existe uma série de ações que você pode aderir, entre elas uma boa estratégia de marketing e um bom relacionamento.

É importante fazer com que seu paciente sinta-se confortável na sua clínica, e criar um vínculo de confiança com ele. Além disso, quando um cliente está satisfeito ele divulga o seu consultório para outras pessoas.

Se tornou cada vez mais necessários que os consultórios invistam em novas estratégias para fidelizar os clientes, e pensando nisso preparamos este texto para ajudá-los a saber como agir para conseguir essa fidelização.

O primeiro passo para fidelizar seus pacientes no consultório odontológico: preparar o ambiente

Antes de o paciente chegar à sua clínica é necessário que ela esteja preparada para recebê-lo. Invista em um bom atendimento, deixe a recepção com os itens necessário, como: televisão, acesso à internet, poltronas confortáveis, revistas, livros, música ambiente, água e até mesmo um chazinho, para que ele tenha uma experiência agradável antes de ser recebido.

O seu consultório e a recepção devem estar sempre muito limpos e organizados, pois esse é o ponto principal. Não esqueça de que a decoração também deve estar de acordo com sua proposta comercial.

Esteja presente digitalmente

Lembre-se também de estar presente nos meios digitais, pois essa também é uma forma de fidelizar os pacientes do seu consultório odontológico. Crie um site e páginas nas redes sociais, porque por esses canais você conseguirá manter um diálogo com o paciente. Não se esqueça de ser solícito e responder aos questionamentos e comentários dos seus clientes, sempre de forma amiga e gentil.

Além de se aproximar do seu público, a presença online te fará criar autoridade e mostrar seu conhecimento através de conteúdos informativos. Ter essas ferramentas também te ajudará a alcançar mais pessoas, que encontrarão seu consultório ao fazer buscas na internet.

Atendimento humanizado

No seu consultório você terá que entender o seu paciente para atendê-lo da melhor forma possível. Crie um ambiente confortável e busque compreender quem está atendendo, desde os objetivos de tratamento aos seus medos. Seu paciente tem que se sentir bem acolhido.

Na sua clínica você atenderá pessoas de todos os públicos, por isso é importante conhecê-los para saber qual comunicação usar com cada pessoa. Por isso, busque conhecer seu público e como cada pessoa busca ser atendida. Tenha um bom diálogo, pratique a gentileza e seja sempre solícito.

CRM e software de gestão podem ajudar a fidelizar pacientes do consultório odontológico

Otimizar os seus processos é uma forma de garantir mais agilidade dentro do consultório e também para promover um bom atendimento. Por isso, um dos passos necessários nesse processo é criar um CRM (Customer Relationship Management). Essa ferramenta funcionará em prol da gestão de relacionamentos e irá reunir dados de clientes.

Além de facilitar o cadastro das pessoas que serão atendidas, o CRM também melhorará o contato do seu consultório com elas. Com essa nova ferramenta será possível automatizar mensagens e e-mails em datas festivas ou aniversários, e com isso estar mais presente na vida do seu público.

Já o software de gestão vem com dois benefícios:

Controle financeiro: garantirá mais segurança no fluxo de caixa, contas a pagar e receber, e irá elaborar relatórios financeiros para você se antecipar aos problemas.

Controle de agenda: possibilita melhor organização de agenda, com melhor gestão, sem toda a papelada.

Seja pontual

Para o paciente não é bom ter que esperar meia hora para ser atendido quando ele tem horário marcado, mas esse atraso pode acontecer por diversos fatores. Isso pode ser efeito de outros clientes que se atrasaram e que ao final resultam em um tempo longo de espera, ou fruto dos encaixes feitos. Ao final de dia, a soma dos atrasos ou encaixes pode resultar em um tempo que causará transtornos. Sendo assim, é importante criar um tempo de tolerância para aos atrasos e deixar clara a importância de estar presente no horário da consulta, para que nenhum paciente se sinta prejudicado.

Tenha uma agenda flexível para fidelizar seus pacientes do consultório odontológico

Como já citamos antes, o paciente necessita de atenção, e no momento de marcar e remarcar consultas não é diferente. É importante saber gerenciar a agenda para que ela seja flexível ao horário do paciente, sem deixá-lo em espera. Entenda a disponibilidade dele e busque os melhores horários de acordo com o tempo disponível. Isso mostrará que seu consultório se preocupa com o público.

Não perca o contato

Assim como o atendimento, o pós também é necessário para fidelizar os pacientes do seu consultório odontológico, sendo assim, mantenha o contato. Você pode continuar a falar com o paciente por uma mensagem de aniversário, ou também enviando dicas de saúde. É possível também continuar em contato com lembretes sobre consultas e retornos. Porém, o importante é saber manter essa comunicação de forma efetiva.

Este texto te ajudou? Fique de olho no nosso blog e se atualize com as nossas dicas de gestão. E se você busca ser um franqueado Coife Odonto, entre em contato e saiba como podemos realizar o seu sonho.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO