Menu MENU

5 dicas para considerar na hora de escolher uma franquia

“Nesse blog iremos lhe ajudar a escolher uma franquia, confira abaixo!”

Investir em uma franquia é um bom negócio para quem deseja empreender de forma segura. Mas, antes de adquirir uma franquia você deve fazer uma análise do negócio, não basta escolher as mais lucrativas ou famosas é preciso verificar a compatibilidade com o perfil empreendedor.

Confira a seguir cinco dicas para analisar antes de escolher uma franquia.

Pesquise as franquias

Muitas são as possibilidades no processo de escolha de uma franquia, mas os critérios reduzirão as opções, que devem ser analisadas em profundidade. Algumas serão descartadas por estarem acima da capacidade de investimento do franqueado, outras por exigirem habilitações ou tempo de dedicação exclusiva diferentes da realidade do candidato, outras, ainda, estarão fora por não estarem disponíveis na região desejada.

A partir desse ponto começa a seleção. Ao falarmos em escolha pressupomos que mais de uma franquia será investigada. Estabelecer comparações e determinar o peso que cada um desses requisitos terá na decisão ajudará nesse processo. Submeta cada franquia aos critérios de análise que você tiver adotado, como afinidade, reconhecimento da marca ou qualquer outro que considere essencial e então aprofunde a pesquisa com aquelas que tenham sido mais bem avaliadas.

Planeje os investimentos

É preciso ter capital suficiente para iniciar e manter a operação até que ela se torne rentável. O risco de se gastar mais do que havia sido planejado é uma possibilidade em qualquer empreendimento.

Faça análise de lucratividade

Não basta conhecer o capital inicial total previsto pela franqueadora. Quando se tem uma determinada quantia para investir, cabe perguntar quais as opções de rentabilidade para ela, porque comprar uma franquia pressupõe a análise comparada a outros investimentos disponíveis no mercado.

Avalie a experiência do franqueador e o suporte oferecido

Quando o franqueador tem um negócio testado em uma unidade-piloto, onde reproduz as mesmas condições que serão oferecidas aos franqueados, comprovando a sua viabilidade, os riscos poderão ser minimizados, uma vez que muitos erros já terão sido corrigidos, o mercado para os produtos/serviços avaliado e a posição da marca definida.

Verifique a saúde financeira da franquia e o cumprimento às exigências legais

Todo franqueado precisa entregar um grande número de documentos que comprovem sua capacidade financeira para adquirir e gerir uma unidade franqueada. Mas também a franqueadora precisa garantir a seus franqueados a viabilidade de seu plano de negócios, com dados financeiros que comprovem sua capacidade de atender às necessidades de gestão de sua rede.

A legislação determina a entrega dos balanços dos dois últimos exercícios juntamente com a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas da sua franquia para investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede.

conheça uma das franquias que mais cresce no Brasil, conheça a Coife Odonto clicando aqui.

Gostou? Compartilhe!

Cadastre-se e receba dicas sobre odontologia e saúde bucal