O mau hálito, ou halitose, é um problema que atinge grande parte da população. Ela pode ser sinal de que algo não vai bem no seu organismo e um alerta para cuidados com a saúde bucal.
Porém, com algumas mudanças simples nos hábitos alimentares é possível reduzir este problema.
Nada de mascar chiclete ou balas açucaradas para disfarçar. No fim das contas, essas soluções temporárias vão apenas agravar a situação.
Confira abaixo uma lista de alimentos que os especialistas da Coife Odonto sugerem para você incluir na sua dieta e se prevenir deste mal que pode ser constrangedor.
Mau hálito: 5 hábitos alimentares para reduzir o problema
1 – IOGURTE NATURAL
As bactérias presentes naturalmente no iogurte atuam significativamente na redução dos níveis de gás sulfídrico no organismo — um dos principais responsáveis pelo mau hálito. Além disso, quando consumido sem açúcar, o iogurte natural ajuda a prevenir a formação de placa bacteriana e cáries.
2 – CHÁ VERDE
O chá verde é famoso por ter ação antioxidante e bactericida. Entretanto, os polifenóis encontrados no chá verde são excelentes também para a saúde bucal, pois reduzem o desenvolvimento das bactérias que provocam o mau hálito.
3 – FRUTAS E VEGETAIS
Ricos em fibras, as frutas e vegetais como a maçã, pera, cenoura e pepino, por exemplo, estimulam a produção de saliva. O consumo desses alimentos in natura promove a limpeza dos dentes e da língua, impedindo o desenvolvimento de bactérias e também a formação da placa bacteriana.
4 – FRUTAS CÍTRICAS
As frutas cítricas, como o limão, morango, abacaxi e maracujá também são ótimas para o hálito. Isso acontece graças às funções adstringente e bactericida dessas frutas, que mantém a saúde do aparelho digestivo. Além disso, o consumo de frutas cítricas também estimula a produção de saliva, o que reduz a proliferação das bactérias causadoras do mau hálito.
5 – ÁGUA
A hidratação é essencial para manter as funções vitais de nosso organismo. Com a saúde bucal, não é diferente. Beber água constantemente, não somente promove a limpeza da boca em geral, como também mantém a hidratação da mucosa dessa região, impedindo também o desenvolvimento de bactérias.
Cuidar da saúde bucal é essencial…
Vale ressaltar, além das dicas acima, que bons hábitos de higiene são primordiais para manter a saúde bucal e é mais uma forma de acabar com o mau hálito. Escovar os dentes após as refeições, utilizar fio dental e consultar um dentista regularmente estão entre as principais medidas para afastar o mau hálito e por isso, nunca devem ser deixadas de lado.
Mais algumas dicas interessantes:
»» No dia-a-dia, utilize enxaguantes bucais sem álcool: a presença de álcool na composição resseca a boca e pode piorar o mau hálito, ao invés de ajudar;
»» Não se esqueça de escovar a língua. A saburra (placa branca que se forma em cima dela) é responsável por grande parte dos casos de mau hálito. Existem raspadores linguais especiais para removê-la – mas, na falta dessa ferramenta, a escova de dentes dá conta do recado;
»» O excesso de placa bacteriana acumulada nos dentes, quando não tratada, forma o tártaro. Ele também pode estar contribuindo para o mau hálito. Você deve visitar um dentista todos os anos para fazer uma limpeza e, se necessário, uma raspagem adequada para removê-lo. Isso evitará a gengivite, a periodontite e vai te ajudar com o mau hálito!