Você sabia que a bichectomia pode ser usada no tratamento odontológico de bruxismo? Essa uma cirurgia estética, que consiste na remoção da “Bola de Bichat”, porção de gordura que vai da região próxima aos olhos até as bochechas, também é indicada no tratamento terapêutico a pacientes que sofrem de bruxismo e têm o hábito de morder as bochechas durante o sono causando lesões, que podem se agravar com o tempo. Ela diminui a força do músculo e as patologias nessa região. Nos casos de bruxismo, a bichectomia pode ser combinada com a aplicação de botox.
A função da “Bola de Bichat” permite que o bebê execute corretamente o movimento de sucção durante a amamentação. A “Bola de Bichat”, porém, não “engorda”, nem “emagrece” conforme nos desenvolvemos ao longo dos anos.
A técnica é contraindicada para pacientes acima de 35 anos e com histórico de doenças sistêmicas.
Como é realizada a bichectomia?
A Bichectomia é realizada a partir de um procedimento cirúrgico simples com acesso pela cavidade intraoral. Com uma incisão, de no máximo 2 cm, remove-se uma bola de gordura encapsulada diferente das outras gorduras do corpo chamada ‘Bola de Bichat’. O procedimento dura em média 30 a 40 minutos e requer apenas a aplicação de anestesia local.
Durante o período pós-operatório, o paciente ficará com o rosto inchado e sofrerá com limitação para abrir a boca. Para reduzir o inchaço, o dentista pode aplicar a fita de kinésio na face do paciente para evitar a formação de edemas e o inchaço. Há casos, porém, em que é recomendado o uso de drenagem linfática para facilitar o processo de recuperação.
Se você suspeita que possa estar com bruxismo e pensa que a bichectomia pode ser uma opção de tratamento para o seu caso, o indicado é procurar um dentista para avaliar seu quadro e dar um diagnóstico. Aproveite para agendar a sua avaliação na Coife Odonto mais próxima. Temos quase 30 anos de mercado, profissionais qualificados para cuidar da sua saúde bucal e 240 unidades pelo Brasil.