Um levantamento do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aponta que a odontologia é a segunda carreira mais rentável no Brasil, logo atrás de medicina, com remuneração média de R$ 5.367 mensais. Vale lembrar, entretanto, que os valores recebidos por esses profissionais variam bastante de estado para estado.
A profissão, ao longo dos anos, expandiu sua abrangência e engloba atualmente tratamentos de distúrbios relacionados às estruturas de toda a face, boca e pescoço.
No mercado de trabalho, o dentista (ou odontólogo) pode atuar como profissional autônomo, em clínicas e consultórios de terceiros, ter sua própria clínica dentária, trabalhar em empresas de equipamentos e materiais de consultório, prestar concurso para órgãos públicos ou seguir a carreira acadêmica.
Como em qualquer área, a odontologia requer dedicação, persistência, estudo e atualização permanente para que o profissional possa acompanhar as mudanças das tecnologia pertinentes à área, tanto em relação às novas técnicas como também aos novos materiais e equipamentos. O profissional precisa ainda ter um perfil empreendedor, desenvolver seu olhar para a gestão e o planejamento em qualquer área que desejar seguir.
Para exercer a profissão é obrigatório obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). Em 2008, o órgão aprovou novas práticas integrativas e complementares às já em uso. Desde 2009, os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia.
Mercado de trabalho
Ainda de acordo com a pesquisa do IPEA, no Brasil há um cirurgião-dentista para cada 769 habitantes, uma das melhores médias do mundo. No entanto, os profissionais são mal distribuídos no território nacional, e apenas a Região Sudeste concentra quase 60% deles.
Sobre a carreira de odontologia
São mais 270 mil profissionais atuando em mais de 20 áreas de especialização reconhecidas. O Brasil é um dos países que mais têm dentistas no mundo. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) estima que a cada ano mais 15 mil profissionais ingressem no mercado de trabalho.
Embora seja um campo promissor, a concorrência é alta! Para ocupar um bom espaço neste mercado, é preciso estar atento às novidades.
Ler mais:
Mercado odontológico é um dos que mais cresce no Brasil