Sabemos que o mercado odontológico vem crescendo e que a carreira odontológica já é a 2ª mais rentável no Brasil, logo atrás de medicina, de acordo com um levantamento do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Em meio a tanta oportunidade, você já pensou em montar sua própria clínica odontológica?
O Brasil é conhecido como “mercado milionário do sorriso” e, atualmente, ocupa a 4° posição no mercado de higiene bucal no mundo, com faturamento acima dos 38 bilhões nos últimos anos. De acordo com o CFO (Conselho Federal de Odontologia), o segmento de Odontologia é um dos que mais se destaca e vem obtendo um crescimento anual de 7% ao ano.
Não é para menos: o sorriso é um atributo muito valorizado na nossa cultura.
De acordo com uma pesquisa realizada pela universidade de Nova York, onde foram analisadas selfies tiradas ao redor do mundo, o Brasileiro é o povo que mais sorri, o que mostra o potencial do mercado para quem deseja empreender.
“No Brasil, o Sorriso é visto como uma espécie de ‘Cartão de visitas’”, explica André Fernandes, diretor de marketing da Coife Odonto.
Este fator, aliado ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro na última década, inseriu pessoas que antes não tinham acesso ou não colocavam saúde bucal como prioridade. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estima que o número de adesões em planos odontológicos cresceu em torno de 400% nos últimos 10 anos.
Com esse aumento na procura, naturalmente cresce a necessidade de bons profissionais no mercado. E o nosso país não fica para trás nesse quesito.
Segundo o grupo de análises econômicas Euromonitor Internacional, o Brasil tem o maior número de dentistas do mundo. São mais de 240 mil, o que equivale a 15% dos dentistas do mundo. Desses, a maior parte (55%) se concentra nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Se faltavam bons motivos para que você considerasse abrir a sua própria clínica odontológica, talvez esses dados promissores tenham te mostrado que a probabilidade de sucesso na área é muito grande – sem contar a autonomia de ser dono do seu próprio negócio!