Menu MENU

Como empreender na odontologia: destaque-se da concorrência

A concorrência na odontologia requer algumas técnicas que o dentista empreendedor deve lançar mão para não ver seu negócio minguar.

Se destacar em meio a tantas opções de consultórios e clínicas odontológicas é um grande desafio.

Estar sem sempre atualizado, ter uma boa equipe de atendimento e um local funcional e aconchegante são apenas alguns fatores que irão te fazer prosperar.

Entretanto, é preciso entender o que os pacientes levam em consideração na hora de escolher o dentista.

Para isso, uma breve pesquisa de mercado poderá te ajudar a traçar estratégias eficientes para manter a agenda cheia.

O que faz seus pacientes escolherem seu concorrente?

Em geral, as pessoas buscam pelo preço. Apesar de ser um fator subjetivo, uma vez que preço baixo nem sempre pode significar baixa qualidade, oferecer condições de pagamento especiais, por exemplo, podem ajudar a não perder pacientes.

Outro fator importante é a localização. Estar instalado em um local de fácil acesso, com estacionamento, por exemplo, são pontos a seu favor. Com o trânsito cada vez mais difícil, estacionamentos pagos e locais de difícil acesso podem dificultar a escolha de seus pacientes em potencial.

Não podemos esquecer de uma característica fundamental para a escolha de seu consultório ao do concorrente: bom atendimento. Quando um paciente se sente acolhido por sua equipe, ele irá levar em consideração este ponto. Causar boas sensações e fazer com que a pessoa fique à vontade, estabelece uma relação de confiança. E vai gerar indicações naturalmente!

A qualidade de seus serviços e materiais também deve ter atenção especial. Estar atualizado, com equipamentos e materiais novos será um diferencial.

Por último, e não menos importante: você está anunciando seu negócio? Como anda sua presença na web? Suas redes sociais são atualizadas com frequência?  Ter uma presença online é fundamental para dentistas na atualidade, além de ter materiais impressos, como cartão de visita, folders explicando seus principais serviços.

Avalie este ponto e faça os ajustes necessários. Certamente você irá se destacar da concorrência e fidelizar seus pacientes.

Dica extra: tenha uma marca forte e consolidada

Conforme citado acima, a divulgação correta do seu negócio trará frutos a curto, médio e longo prazo, especialmente se você investir na sua marca. Você pode construir uma forte marca investindo no seu marketing pessoal, como também pode fortalecer o nome da sua clínica na sua região.

Um atalho para isso é investir em uma Franquia Odontológica, que já traz um modelo de negócios testado e uma marca que já se consolidou no mercado. Por exemplo, a Coife Odonto já acumula mais de 20 anos de experiência no ramo, o que já é tempo suficiente para conhecer o negócio e dar as diretrizes para que sua carreira possa decolar na odontologia!

Gostou? Compartilhe!

Cadastre-se e receba dicas sobre odontologia e saúde bucal