O tratamento de canal serve para a reparação da raiz dentária, em geral, em dentes muito danificados ou infectados. O procedimento envolve a remoção da parte danificada do dente, a desinfecção e em seguida o preenchimento e selamento.
Cáries profundas e trincas nos dentes são as principais causas que necessitam do tratamento de canal. O termo, vem da limpeza de canais que é feita dentro da raiz do dente.
Apesar de simples, o tratamento de canal requer cuidados especiais para que o paciente não precise refazê-lo após algum tempo. Muitas pessoas se assustam com o termo, por conta do estigma de ser um tratamento demorado, difícil e dolorido. Porém, com um profissional qualificado e os cuidados necessários, é possível passar pelo procedimento sem problemas.
Veja abaixo como ele funciona e quais suas principais etapas:
- Raio X – Se o dentista suspeitar que você precisa de um tratamento de canal ele vai observar ou examinar raios-x existentes para verificar onde a cárie está localizada
- Anestesia – a anestesia local é administrada no dente afetado. Ao contrário da crença popular, um tratamento de canal não é mais doloroso do que uma restauração
- Pulpectomia – Uma abertura é feita e a polpa do dente doente é removida
- Preenchimento – Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.
Cuidados após o tratamento de canal
- Pratique boa higiene bucal – Escove os dentes três vezes por dia e utilize o fio dental no mínimo uma vez. Cuidar dos seus dentes pode ajudar a prevenir problemas futuros.
- Visite o dentista regularmente – O ideal é que você consulte o dentista a cada seis meses. Este é o prazo necessário para uma boa saúde bucal preventiva.
- Evite mastigar alimentos duros – Mastigar elementos duros como gelo pode fazer com que os dentes quebrem e danifiquem os canais de raízes.