O LinkedIn está presente em mais de 200 países, com quase 250 milhões de usuários registrados. Destes, 3 milhões são empresas que utilizam a ferramenta como estratégia de marketing para alavancar o negócio.
Segundos dados da própria rede, a cada 2 segundos novos cadastros surgem, o que o torna um dos melhores canais de networking. O LinkedIn possibilita o contato com tipos de diferentes de perfis de pessoas, e atividades diversificadas que visam a troca de informações profissionais.
Muitas empresas buscam formas de aproveitar as oportunidades da rede, de conseguir bons resultados de negócio e se posicionar num mercado cada vez mais concorrido.
Confira abaixo, como usar o LinkedIn de forma inteligente e eficaz para melhorar seu negócio:
Entenda a rede social e tenha um objetivo
A essa altura, você já deve saber as principais diferenças entre o LinkedIn e as demais redes sociais.
O LinkedIn é uma rede social profissional. Logo, ter isso em mente lhe poupará alguns erros na hora de planejar o seu conteúdo. Notícias relevantes sobre seu setor, insights, análises, estudos, dicas profissionais… Esses são conteúdos muito bem-vindos.
Você precisa saber qual será seu objetivo ao fazer parte da rede social, e isso também depende do seu tipo de negócio.
Alguns objetivos para participar do LinkedIn podem ser: fortalecer seu marketing pessoal e buscar uma colocação profissional na área odontológica, estreitar relacionamento com fornecedores, estabelecer relevância no setor ou simplesmente utilizar para networking e aprendizado.
Tudo isso é válido, mas deve ser pensado se você quer utilizar esta rede social da melhor forma.
Saiba diferenciar página x perfil
Ao decidir ingressar no LinkedIn, o empreendedor precisa entender que o perfil é destinado para pessoas, enquanto as páginas são para empresas, negócios.
O próximo passo é criar uma página para seu negócio. O processo é fácil e simples:
- No menu, selecione “Interesses/Empresa;
- Clique em adicionar uma empresa;
- Insira o logotipo, a descrição da empresa e o que ele oferece em termos de serviços ou produtos.
A empresa pode criar a página com seções específicas para apresentar seus serviços e produtos.
Há ainda a opção de exibir páginas diferenciadas para diversos perfis de profissionais.
Os seguidores da empresa vão receber as atualizações de status como links, conteúdos, frases postadas. Atualize com frequência a página da empresa com conteúdo de qualidade e relevante para que os seguidores tenham familiaridade com a sua marca e comecem a ver o valor de acompanhar sua empresa.
Promova a página, acionando a opção de seguir no seu site e outros canais que sua empresa tiver disponível.
Compartilhe conteúdo relevante
Essa regra vale para essa ferramenta também. É importante compartilhar conteúdo qualificado e relevante para conquistar seguidores. Ninguém gostaria de seguir alguém que só publica promoção, as pessoas seguem para aprender, ler notícias, histórias, entre outros conteúdos atrativos e que façam sentido para elas.
Muitos profissionais de marketing recomendam pensar o conteúdo no formato 80/20, proporção inspirada no princípio de Pareto. Ou seja, publique 80% das vezes materiais que agreguem algum valor para seu público (e que tenham a ver com seu setor) e 20% conteúdos onde você promove seus serviços e fala de si.
Não é uma regra, mas é um bom parâmetro para se basear!
Incremente seu alcance
A única forma de saber se o seu serviço ou produto é bom, é por meio da recomendação dos amigos e clientes. Quando as pessoas gostam do conteúdo, elas acabam compartilhando em suas redes sociais, o que amplia o alcance da sua empresa.
Crie ou participe de grupos
É fundamental que as empresas participem ou criem grupos que reúnam profissionais com interesses comuns para discutirem sobre determinado tema ou mercado.
A participação das empresas nos grupos do LinkedIn ajuda a fortalece a marca e a posição de referência dos profissionais da empresa. A empresa quando cria um grupo tem o benefício de pode oferecer o envio de e-mails para todos os participantes.
O LinkedIn é uma das redes sociais mais interessantes para sua empresa participar pela questão de o tema central ser carreira e trabalho. Dependendo do ramo, é imprescindível uma presença constante no LinkedIn. Não perca essa oportunidade que pode ser muito importante para sua empresa!