Conheça quais são tipos de implantes dentários

A perda de dentes causa problemas não apenas estéticos, mas também em toda o funcionamento da mastigação, fala e até provocando o desalinhamento dos demais dentes. Para isso, os implantes dentários são uma ótima alternativa para quem precisa repor um dente perdido, seja por problemas bucais ou por algum tipo de trauma consequente de acidente.

Há no mercado uma série de tipos de implantes dentários disponíveis, que atendem ao que o paciente precisa naquele momento. A escolha da técnica e do tipo mais adequado depende da avaliação profissional que irá indicar o tratamento correto.

Confira abaixo os tipos mais comuns:  

Implante Unitário Simples

Indicação: Pacientes que perderam um ou poucos dentes

Como é feito: Pino de titânio, semelhante a um parafuso, implantado no tecido ósseo, que serve como raiz do dente. Em seguida, é adicionada a prótese sobre o implante.

Benefícios: Modelo mais conhecido e rápido, a adaptação para falar ou mastigar será muito tranquila.

Implante 2×3 (2 implantes para substituir 3 dentes)

Indicação: Pacientes que perderam 3 dentes consecutivos

Como é feito: Dois pinos de titânio em dentes alternados, com três próteses, sendo a do meio sem implante – como uma ponte.

Benefícios: Menor intervenção com resultado final satisfatório. Reduz o custo e tempo do procedimento.

Implante com Prótese Overdenture

Indicação: Pacientes com dificuldades de adaptação a próteses convencionais ou pacientes que desejam maior estabilidade da prótese e eficiência mastigatória.

Como é feito: Implante realizado com dois a três parafusos, de suporte onde é encaixada a prótese móvel (dentadura).

Benefício: Este tipo de implante proporciona maior segurança para o paciente, não desgasta o osso com o atrito e favorece a higienização da prótese, que pode ser retirada.

Implante com Prótese Protocolo

Indicação: Pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada e possuem ossos saudáveis para o procedimento de implante.

Como é feito: São instalados de 4 a 8 pinos de titânio em cada arcada, para encaixar uma prótese total fixa. A prótese possui características de gengiva e dentes muito próximos aos reais, tornando a aparência bem natural.

Benefício: Total segurança e poder mastigatório muito próximo dos dentes naturais.

Vale lembrar que todos os tipos de implantes dentários demandam manutenção para a longevidade do material. Higiene bucal correta e as visitas periódicas ao dentista garantem a qualidade do tratamento.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO