Dúvidas sobre Clareamento Dental?

Ter um sorriso branco e brilhante é o desejo de muita gente. E é por isso que o clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados. Mas ele também gera muitas dúvidas: é recomendado a todos? Quanto tempo dura? Dá para fazer em casa?

Todos podem fazer o clareamento ?

Com o avanço da tecnologia, já é possível realizar o tratamento em casa. Porém, somente o profissional poderá indicar qual o tratamento correto e qual a concentração adequada do gel clareador para cada caso. Além disso, há uma série de procedimentos prévios que apenas o dentista consegue fazer, como tratamento de cáries, gengivite, restaurações com infiltrações, dentes com trincas, recessão gengival, etc. O uso de gel clareador é contraindicado para pacientes que não puderem solucionar os problemas acima.

Para clarear os dentes, o paciente não pode ter nenhuma dessas complicações e antes de passar pelo branqueamento, é preciso tratar de todas elas. Depois disso, na mesma consulta, o dentista inicia a produção da ferramenta necessária para o clareamento dental caseiro, o molde de dente. Após feito o molde, o dentista ajusta a moldeira na boca do paciente e entrega, junto com o acessório, uma seringa com o gel clareador para dar continuidade ao procedimento de clarear os dentes, que em geral é usado uma vez por dia, pelo período de uma hora.

Cremes dentais e fitas clareadoras

Os cremes dentais com efeito clareador apenas retiram as manchas superficiais dos dentes, devido à sua grande abrasividade. Já as fitas agem como agentes clareadores, com uma concentração muito baixa de peróxido de hidrogênio. Porém, elas têm o inconveniente de não se adaptarem tão bem às arcadas quanto uma moldeira feita sob medida, podendo comprometer a efetividade do clareamento. Ainda, sem o acompanhamento do dentista, não há como controlar uma possível sensibilidade dental e nem tratar problemas que inviabilizam o clareamento dental.

O clareamento dental não altera a integridade dos dentes e não os torna mais frágeis, fracos, nem mais suscetíveis às cáries. Inicialmente pode haver uma pequena perda de conteúdo mineral do esmalte, mas esses minerais são repostos naturalmente pela própria ação da saliva em pouco tempo.

Como manter o clareamento

Para manter o efeito depois do clareamento, é importante praticar algumas medidas durante a sua rotina. Entre 6 meses a dois anos do clareamento dental, um retoque poderá ser necessário. E essa manutenção vai variar de acordo com os hábitos do paciente e sua saúde bucal. Pessoas que fumam ou consomem muitos alimentos pigmentados poderão necessitar mais cedo de uma manutenção, que geralmente é feita em duas ou três noites de forma caseira ou uma sessão no consultório.

Importante

Lembrando que não se deve fazer uso de procedimentos caseiros sem orientação profissional, como o uso de bicarbonato de sódio ou cascas de laranja sobre os dentes. Procedimentos como esse, além de não trazer o efeito desejado, pode provocar manchas e enfraquecer o esmalte dos dentes.

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO