Iniciar um novo empreendimento não é tarefa fácil. Por mais que você esteja habituado e seja um ótimo profissional, administrar uma clínica odontológica requer cuidados especiais que vão muito além das suas habilidades como dentista.
Como sabemos, a administração de qualquer atividade empresarial em nosso país exige conhecimentos de gestão, de legislação e, principalmente, de paciência para lidar com a extrema burocracia em praticamente todos os órgãos públicos.
Existem algumas regras básicas para administrar uma clínica odontológica que precisam ser do conhecimento do profissional responsável. Essas regras têm como ponto de partida a manutenção de um capital de giro suficiente para não enfrentar qualquer problema na hora de honrar os compromissos financeiros.
Veja abaixo algumas dicas:
Revise o planejamento estratégico constantemente
Um dos maiores erros que você pode cometer é fazer o planejamento estratégico somente ao abrir o consultório. A tecnologia, o modo de pensar das pessoas e os seus concorrentes podem mudar da noite para o dia.
O seu planejamento estratégico precisa acompanhar essas mudanças, essa é uma das maiores dicas apontadas por especialistas na área quando se trata da administração de clínicas e consultórios.
Verifique o andamento de tudo que foi traçado a pequeno, médio e longo prazo, e faça a revisão e atualização do planejamento.
Otimize os processos
Fazer com que o paciente se sinta confortável e tenha um bom atendimento é primordial, mas também é necessário fazer o consultório crescer e dar continuidade aos atendimentos.
Processos demorados ou problemáticos comprometem a saúde financeira da empresa e o desempenho da sua equipe.
Capriche na organização do ambiente
Clínicas e consultórios são ambientes que, acima de tudo, precisam passar aos pacientes credibilidade e confiança, já que estes locais lidam diretamente com a saúde das pessoas.
Mantenha a recepção organizada e cuide do restante da clínica. Procure manter sempre tudo limpo e organizado, tanto para agradar os pacientes quanto para melhorar o fluxo de trabalho.
Invista em tecnologia
A tecnologia pode gerar ainda mais facilidades e menos riscos aos clientes, modernizando o ambiente.
Além da impressão de exames médicos em papel, existem outras ferramentas que podem melhorar o fluxo de trabalho e ajudar na redução de custos e fidelização de clientes, como o agendamento digital e o feedback automatizado.
Coloque o paciente em primeiro lugar
Não adianta saber como administrar uma clínica médica se o paciente não está satisfeito. Afinal, na área da saúde, o melhor marketing é o boca a boca. É por isso que satisfazer os pacientes é uma das regras essenciais para uma boa administração médica.
Monitore seus concorrentes
O profissional da saúde tem de saber como o mercado em que ele atua funciona. É importante saber quais são os outros profissionais que prestam o mesmo atendimento, o perfil dos pacientes, principalmente em relação a valores.