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Dicas para organizar a recepção da clínica odontológica

Seja um consultório médico, odontológico ou estético, quando um paciente chega para uma consulta, ele espera ser bem recepcionado. Neste sentido, ter uma recepção agradável em seu consultório ou clínica odontológica faz toda a diferença na percepção de quem chega para uma consulta.

Também é preciso oferecer um atendimento humanizado, construindo uma boa relação entre paciente e recepcionista.

Para tornar esse momento de espera mais agradável, é fundamental que a sala de espera esteja limpa e organizada, além de oferecer algumas distrações para o paciente.

Confira abaixo algumas dicas de como tornar o atendimento ao seu cliente agradável e reter pacientes:

Internet e energia

O consumo de conteúdo hoje é cada vez mais pessoal e não há distração e passatempo melhor do que a pessoa poder aguardar pela consulta com acesso gratuito a uma internet de boa qualidade e sem que isso consuma toda a bateria de seu celular. Para isso, oferecer Wi-Fi e pontos para carregar o smartphone são itens básicos de qualquer recepção.

Outro fator importante a se considerar é que a maioria das consultas é feita em horário comercial. Para que o paciente não fique preocupado com o tempo, tendo um ponto de acesso à internet, em tempos de trabalho remoto, ele pode adiantar suas tarefas e responder e-mails enquanto espera pelo atendimento.

Além da água e do cafezinho

Que tal surpreender seu paciente com algo além de água e cafézinho na recepção da sua clínica odontológica?  Sucos podem ser uma alternativa de bebida e bolachas e biscoitos, por exemplo, são uma solução imediata para a fome após exames que tenham exigido jejum.

Uma máquina de snacks é bem prática e oferece opções de alimentos sem que o custo seja alto para o consultório.

Assentos suficientes e confortáveis

Alguns consultórios, especialmente aqueles que atendem a convênios médicos, talvez recebam um grande número de pessoas em certos períodos do dia.

Deixar o paciente em pé esperando é pedir para que ele vá a outro consultório na primeira oportunidade. Assim, ter cadeiras suficientes para aguardar a chamada é outro item fundamental.

Tenha na recepção da clínica odontológica um ambiente para crianças

Materiais de desenho e, se possível, uma sala com televisão que esteja passando animações infantis, por exemplo, podem ser distrações  interessantes para crianças em uma sala de espera.

Otimize o atendimento

Ter profissionais que façam um pré-atendimento faz com que a consulta seja mais produtiva. Assim, mais pacientes podem ser atendidos e terem todos os seus problemas ouvidos.

Torne a recepção da sua clínica odontológica um ambiente agradável

Ar condicionado: atente-se sempre à temperatura, especialmente porque o problema do paciente pode ser justamente um resfriado. Também, verifique o tempo lá fora. Uma inversão térmica num entra e sai do ambiente pode fazer mal à saúde.

Televisão: além do celular, é uma boa forma de entretenimento, mas não deve estar em um volume muito alto. Utilize o closed caption.

Trilha sonora: as músicas para consultório não devem ter batidas eletrônicas, rock pesado, sertanejo e aquelas rádios populares com mais propagandas do que música. New Age, MPB e músicas clássicas e relaxantes dão uma boa sonorização.

Estacionamento

Um fator muito importante é ter um local  onde a pessoa parar o carro. Se o prédio não tiver espaço suficiente para oferecer vagas gratuitas, procure fazer convênio com o estacionamento mais acessível e deixe uma sinalização clara para que o paciente não fique sabendo apenas depois da consulta.

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