Os desafios enfrentados por quem planeja montar clínica odontológica particular no Brasil.
Anualmente, mais de 10 mil dentistas se formam em nosso país. Segundo dados do grupo de análises econômicas Euromonitor Internacional, o Brasil tem o maior número de dentistas do mundo. São mais de 240 mil, o que equivale a 15% dos dentistas do mundo. Em volume geral, o mercado dental brasileiro é o terceiro do mundo, atrás apenas dos EUA e da China.
Com este cenário, onde a odontologia é a segunda carreira mais rentável do Brasil, o mercado se torna cada vez mais competitivo. Para a grande maioria destes profissionais, ter uma consultório particular é a grande aposta da profissão.
Para quem pretende empreender na odontologia, essa é uma das opções possíveis. Mas o que o dentista deve ter em mente?
O dentista deve ter habilidades além da odontologia
A primeira coisa que o dentista deve ter em mente ao planejar a abertura de uma clínica odontológica, é que ele está abrindo uma empresa. E isso implica questões financeiras, fiscais, trabalhistas, entre diversas outras. Ou seja, a multidisciplinaridade é essencial para o sucesso do empreendimento.
Mesmo que o profissional seja exemplar, para ter uma clínica serão necessárias outras habilidades que vão muito além do exercício da odontologia.
Dirigir uma empresa sozinho requer amplo conhecimento em todas as áreas do negócio, como por exemplo:
- Marketing
- Administração
- Financeiro
- Recursos Humanos
Uma dica valiosa é buscar o Sebrae para que o dentista possa se atualizar e estar apto a gerir sua própria clínica.
Vantagens ao montar clínica odontológica própria: autonomia
Ter o próprio negócio é sinônimo de autonomia. Embora isso não queira dizer que você trabalhará menos, você terá maior flexibilidade de horários para conciliar sua vida pessoal e profissional, além de investir seus conhecimentos em um negócio que é só seu.
Desvantagem: investimento alto
Um dos aspectos negativos para quem quer montar a própria clínica diz respeito ao investimento inicial.
Além do valor para a compra de equipamentos, mais os custos do aluguel, é preciso contabilizar também um capital de giro, até que o dentista conte com um número suficiente de pacientes que lhe permita cobrir todos os gastos.
Desafios: conseguir novos pacientes
Conquistar novos pacientes é um grande desafio, já que as demandas diárias de um consultório exigem tempo e dedicação do profissional. Para uma atividade de prospecção efetiva, o ideal é investir em um público específico e focar em uma área de atuação. Isso te ajudará a ser reconhecido pela sua especialidade.
Sugestão: procure uma franquia odontológica
Com o mercado cada vez mais competitivo, investir em uma franquia é uma grande sacada para quem quer um negócio seguro na odontologia – já falamos sobre isso na publicação sobre as 8 vantagens de investir em uma Franquia Odontológica.
Ao se tornar um franqueado, o dentista tem à sua disposição todo o conhecimento de uma empresa que entende do negócio e possui estrutura para ajudá-lo a crescer como um empreendedor na odontologia.
A Coife Odonto Clínicas Odontológicas, com mais de 20 anos de atuação e presente em mais de 310 cidades do país, oferece modelos de franquia odontológica de acordo com a sua necessidade. Além de contar com expertise dos profissionais que compõem a equipe, o empreendedor tem direito a treinamentos específicos e materiais especialmente elaborados para impulsionar o sucesso da sua clínica odontológica.
Algumas vantagens:
- Suporte e treinamento desde a implantação até a gestão da clínica
- Investimento com retorno
- Acesso à equipe de marketing
- Equipe de campo para suporte “in loco”
- Tecnologia aplicada à gestão da clínica e aquisição de clientes
- Fornecedores homologados para aquisição de equipamentos de qualidade
Site com mais informações sobre os modelos de negócio: https://coifeodonto.com/franquia-odontologica/
E-mail: sejafranqueado@coifeodonto.com