Você provavelmente já ouviu falar sobre a harmonização facial, mas sabe como esse procedimento funciona? Preparamos este artigo para tirar suas dúvidas sobre o tema.
A harmonização facial combina uma série de procedimentos estéticos, com ou sem intervenções cirúrgicas, para fazer com que o rosto tenha proporcionalidade e simetria. A realização desse procedimento traz possibilidades como: mudar o formato do nariz, projetar as maçãs do rosto, definir a mandíbula, aumentar lábios ou alterar queixo.
Vale lembrar que, mesmo que a harmonização facial seja uma associação de técnicas, é baixa a possibilidade de o resultado ser um aspecto superficial. Abaixo falaremos um pouco mais sobre ela.
Quais são os procedimentos da harmonização facial?
Primeiro devemos lembrar que antes de fazer o procedimento, o rosto do paciente deve ser avaliado para saber quais as intervenções a ser feitas de acordo com seus traços. Há situações que podem ser determinantes, como a idade, e cada procedimento tem um objetivo específico. Os mais utilizados são:
Preenchimento facial: A técnica de preenchimento facial pode ser realizada nos lábios, assim como em outras áreas do rosto. Consiste na aplicação de substâncias biocompatíveis — como o ácido hialurônico e o colágeno — para corrigir imperfeições e desarmonias nos tecidos.
Essas substâncias são seguras, ao passo que já são encontradas no organismo humano. Elas estimulam a produção natural de colágeno, hidratam a área tratada e preenchem os sulcos (como rugas e linhas de expressão), além de darem volume para as áreas onde exista falta de tecido.
Botox®: Botox® é o nome mais popular e comercial da toxina botulínica — um complexo de proteínas extraído da bactéria Clostridium botulinum, cuja reação atua sobre a musculatura do organismo com finalidades médicas e estéticas. Essa substância é segura e eficaz para melhorar a funcionalidade e dinâmica facial, assim como promover a correção de imperfeições.
A toxina botulínica inibe a ação da acetilcolina, um neurotransmissor que envia os impulsos nervosos para as células dos músculos. Assim, a toxina ajuda a promover o relaxamento da musculatura, suavizando rugas, melhorando o aspecto e a flacidez da pele.
Bichectomia: Todas as pessoas têm em sua face uma porção de tecido adiposo chamada de bolas de Bichat. Elas se localizam nas bochechas e, quando são muito volumosas, deixam a face mais arredondada. Essa característica nem sempre é positiva, pois pode deixar a aparência infantilizada e prejudicar os contornos faciais.
A bichectomia é uma cirurgia realizada com o intuito de remover o excesso de gordura das bochechas, a fim de afinar o rosto, evidenciar os contornos e as maçãs da face. A remoção é feita pela cavidade oral, por isso, não deixa cicatrizes, sendo um procedimento muito simples e seguro. Vale lembrar que a bichectomia é feita de acordo com a indicação do profissional.
Fios de sustentação/fios lisos: Diversos fatores interferem na firmeza da musculatura e da pele da face — como no caso da perda de dentes, funções irregulares da mastigação ou da fala e perda do tônus, causado pelo envelhecimento. Tudo isso deixa a aparência com aspecto de envelhecida e cansada, corrigindo o problema com a aplicação dos fios de sustentação.
Fabricados em material biocompatível, eles são posicionados abaixo da pele e promovem o efeito lifting, reposicionando os tecidos e devolvendo a sua firmeza. Além disso, estimulam a produção de colágeno, o que favorece ainda mais o rejuvenescimento e a melhora da aparência.
Lipo de papada enzimática: Esse é o nome que usamos para o procedimento que elimina o excesso de pele e gordura abaixo do queixo. Não é exatamente uma lipoaspiração, mas aplicações de ácido deoxicólico; esse tratamento pode durar até 6 sessões.
Lipo de papada aspirativa: Esse procedimento é cirúrgico, e nele a gordura localizada embaixo do queixo, no pescoço e até mesmo na mandíbula, é aspirada. Vale lembrar que para fazer a lipo de papada aspirativa é usada anestesia local, e a ação dura cerca de uma hora.
Dicas para fazer um tratamento seguro e eficaz
Agora que você viu como funciona a harmonização facial, sabe que existem diferentes tratamentos para atender às distintas necessidades dos pacientes que a buscam. No entanto, há quem ainda veja esses procedimentos com certo receio, em especial por serem realizados por dentistas.
Os profissionais são perfeitamente capacitados para isso: precisam passar por treinamentos e especializações para que estejam aptos a realizar os procedimentos citados, tendo amplo conhecimento da anatomia facial e sua dinâmica. Portanto, sabem exatamente o que precisa ser feito para melhorar a aparência e devolver as funcionalidades para áreas afetadas.
É importante ressaltar que todos os procedimentos são seguros e confortáveis, já que o paciente recebe anestesia local, justamente para evitar incômodos ou dores. Mesmo assim, caso você ainda não se sinta à vontade em relação a alguma etapa do processo, é recomendado agendar uma consulta para esclarecer as dúvidas com diretamente com os profissionais envolvidos.
Tiramos suas dúvidas de como funciona a harmonização facial? Fique de olho no nosso blog, porque nele sempre há novas dicas toda semana.