Menu MENU

Entenda como funciona a Taxa de Franquia

Quem pensa em investir em franquia, muitas vezes traz muitas dúvidas a respeito das nomenclaturas utilizadas neste modelo de negócio. Circular de oferta, royalties, taxa de franquia estão entre as principais. Já abordamos aqui os dois primeiros temas, e agora iremos explicar como funciona a Taxa de Franquia.

A Taxa de Franquia é o valor cobrado pela franqueadora que corresponde à concessão do uso da marca pelo franqueado. Ela é paga pelo franqueado no momento da assinatura do contrato e é um valor fixo e único cobrado neste momento.

Nesta taxa está inclusa licença de direito de uso da marca, a capacitação inicial do franqueado e de sua equipe antes da inauguração e transferência de know-how.

Por vezes, a taxa de franquia também pode ser denominada como: taxa de licença, taxa inicial ou franchise fee.

Ela é cobrada uma única vez na validação do contrato entre a rede e o franqueado. Ao final do acordo, a renovação pode constar uma nova cobrança da taxa de franquia. Os contratos costumam gerar em torno de 5 anos.

Antes da abertura, o franqueado deve receber orientação quanto ao sistema de gestão, os fornecedores da rede, a reforma e as instalações da unidade, identidade visual e todos os outros aspectos e informações que precisa saber para colocar o negócio em funcionamento.

Os franqueadores, no momento da assinatura do contrato de franquia ou durante o programa de capacitação inicial, entregam os manuais de operação da unidade, o que também faz parte do material de apoio e transferência de know how. A taxa de franquia faz parte do investimento inicial que o franqueado deve realizar e deve vir explícita na planilha de investimento divulgada pela franqueadora.

A rede pode optar por não cobrar esse valor, mas isso não significa que ela estará livre de fornecer o que foi citado. Esta decisão pode fazer parte de um plano estratégico para o início da expansão, como forma de atrair mais candidatos em um menor espaço de tempo ou porque já está embutida no estoque inicial ou em outro item da franquia.

No modelo de negócio da Coife Odonto, por exemplo, estão inclusos:

  • Programa inicial e treinamentos
  • Manuais de operação do negócio
  • Apoio e suporte nos primeiros passos do negócio
  • Direito de uso da marca
  • Assistência no projeto arquitetônico
  • Assistência na escolha do ponto comercial

Franquia Odontológica Coife Odonto

Com o mercado odontológico cada vez mais competitivo, investir em uma franquia odontológica é uma grande sacada para quem quer um negócio seguro na odontologia.

Ao se tornar um franqueado, o dentista tem à sua disposição todo o conhecimento de uma empresa que entende do negócio e possui estrutura para ajudá-lo a crescer como um empreendedor na odontologia.

A Coife Odonto Clínicas Odontológicas, com mais de 20 anos de atuação e presente em mais de 310 cidades do país, oferece modelos de franquia odontológica de acordo com a sua necessidade. Além de contar com expertise dos profissionais que compõem a equipe, o empreendedor tem direito a treinamentos específicos e materiais especialmente elaborados para impulsionar o sucesso da sua clínica odontológica.

Algumas vantagens:

  • Suporte e treinamento desde a implantação até a gestão
  • Investimento com retorno
  • Equipe de marketing à disposição
  • Equipe de campo para suporte “in loco”
  • Tecnologia aplicada à gestão da clínica e aquisição de clientes
  • Fornecedores homologados para aquisição de equipamentos de qualidade

Conheça mais: https://homologacao.maker.ag/NewCoife/franquia-odontologica/

E-mail: sejafranqueado@coifeodonto.com

Gostou? Compartilhe!

Cadastre-se e receba dicas sobre odontologia e saúde bucal