Quem procura um negócio de franquia tem em vista a facilidade dos processos padronizados, além da credibilidade da marca já estabelecida, o que facilita (e muito!) na hora de vender o produto. Para isso, é necessário manter a mesma qualidade que fez a primeira unidade ter sucesso.
Pensando nisso, a Coife Odonto ressalta a importância da homologação dos fornecedores com o objetivo de garantir maior confiança e segurança no fornecimento de produtos e, acima de tudo, manter as mesmas características de qualidade do negócio original.
Com a homologação, ganha-se o poder de negociar preços melhores, além de ganhar em produtividade, uma vez que o procedimento oferece uma otimização do trabalho do franqueado que não gasta tanto tempo analisando orçamentos.
Na Coife Odonto todos os fornecedores passam por um criterioso processo de avaliação tendo como base o padrão exigido pelas clínicas. São analisados os seguintes pontos:
• Entrega pontual
• Qualidade do produto
• Preço atrativo
• Fornecimento de serviço adequado
• Realização de apoio técnico
• Cumprimento do que foi especificado
• Feedback do status do pedido
Estudiosos e pesquisadores do tema afirmam que a qualificação e homologação de fornecedores é um processo facilitador da qualidade e produtividade nas organizações. A ação permite a redução de custos, maior segurança e confiabilidade no fornecimento e melhor desempenho nas negociações.
Mas, isso tudo não significa que o franqueado não possa indicar novos parceiros para serem homologados, desde que este corresponda à qualidade e ao preço exigido pela franqueadora.
Riscos
Fornecedor quando não é homologado pode trazer passivos à empresa e prejudicar sua imagem perante os stakeholders. É um grande risco contratar fornecedores envolvidos em práticas ilegais, tais como trabalho infantil, falsificações de registros, crimes ambientais, corrupção e propina.
Na Coife Odonto, a área de fornecimento tem responsabilidade perante seus fornecedores e parceiros comerciais. Para isso, o setor procura se relacionar e buscar parceiros que atuem com ética e idoneidade no mercado, sendo transparentes em suas relações comerciais e assegurando o melhor relacionamento em todo sistema de fornecimento.