Inadimplência em clínica odontológica pode causar muita dor de cabeça. Por isso, a Coife Odonto, com seus quase 30 anos de experiência, reuniu algumas dicas para quem quer sair (ou nem entrar) dessa.
A inadimplência afeta todos os setores da economia. Para os prestadores de serviço, como é o caso das clínicas odontológicas, a falta de pagamento pode prejudicar o planejamento, o pagamento de fornecedores, equipe, entre outros.
Para evitar que isso ocorra, é preciso levar em conta, na hora de planejar o orçamento, que há o risco de ficar na mão na hora do pagamento.
O que é inadimplência?
A inadimplência é, no sentido da palavra, a falta de cumprimento de uma obrigação. Estamos tratando aqui, portanto, de pacientes que se tornam inadimplentes por deixarem de cumprir com os prazos de pagamentos de mensalidades/parcelas dos tratamentos realizados ou em andamento.
Antes de tudo, é importante ressaltar que a inadimplência atinge desde grandes empresas até os pequenos e médios empreendimentos. Segundo levantamento do Serasa, em março de 2022, o número de inadimplentes no Brasil supera 65 milhões. As dívidas somam mais de R$245 bilhões.
Lidando com inadimplência na clínica odontológica
O primeiro passo para lidar com a inadimplência na sua clínica odontológica é reconhecê-la. Uma administração financeira bem controlada leva em consideração também a taxa de inadimplentes.
A situação da inadimplência está diretamente relacionada à crise econômica pela qual atravessa o país, além da alta taxa de desemprego. Porém, há variáveis internas que podem causar o problema. Há fatores secundários, como por exemplo: má gestão da clínica, desmarcações de agenda feitas pelo dentista, falta de comunicação da equipe, falta de clareza sobre os passos do tratamento ao paciente.
É preciso buscar soluções imediatas quando a falta de pagamento começa a afetar o fluxo de caixa e causar dificuldade nos investimentos para reverter a situação. Quando o paciente demonstrar qualquer dificuldade de pagamento, é preciso ajustar junto a ele, negociando a quitação para que a clínica não seja prejudicada.
Por fim, separamos algumas dicas básicas para te ajudar a conter e diminuir este problema no seu negócio, confira:
- Esclareça valores e forma de pagamento dos procedimentos/tratamentos antes de iniciá-los;
- Negocie com seu paciente as formas de pagamento, ofereça opções de parcelamento em cartão de crédito, por exemplo;
- Lembre o paciente da data do pagamento. Para isso, você pode utilizar aplicativos de comunicação, SMS ou e-mail;
- Recompense bons pagadores com descontos.
Franquias odontológicas têm experiência para crescimento acelerado na odontologia
Como você deve ter percebido, o mercado anda cada vez mais competitivo e exige que o dentista tenha conhecimentos multidisciplinares – e, muitas vezes, o crescimento é lento. Uma ajuda de uma equipe que entende do assunto não é nada mal, certo?
Neste cenário, investir em uma franquia é uma grande sacada para quem quer um negócio seguro na odontologia, uma vez que o franqueado contará com todo o suporte para auxiliar na gestão, além da vantagem de poder fazer uso de uma marca já consolidada.
A Coife Odonto Clínicas Odontológicas, com quase 30 anos de atuação e presente em 21 estados brasileiros, oferece modelos de franquia odontológica de acordo com a sua necessidade. Além de contar com expertise dos profissionais que compõem a equipe, o empreendedor tem direito a treinamentos específicos e materiais especialmente elaborados para impulsionar o sucesso da sua clínica odontológica.
Algumas vantagens:
- Suporte e treinamento desde a implantação até a gestão da clínica;
- Investimento com retorno;
- Sistema próprio de gestão de clínica;
- Acesso à equipe de marketing;
- Universidade corporativa;
- Equipe de campo para suporte “in loco”;
- Suporte digital;
- Assessoria contábil e jurídica;
- Tecnologia aplicada à gestão da clínica e aquisição de clientes;
- Fornecedores homologados para aquisição de equipamentos de qualidade.
Conheça mais sobre nosso modelo de negócio e saiba como se tornar um franqueado de sucesso!