Menu MENU

Multifranqueados: conheça o conceito e saiba as vantagens

Com o mercado de franquias em crescimento é cada vez mais comum empreendedores possuírem mais unidades de franquia (multifranqueados), que podem ser ou não da mesma marca, já que isso trará algumas vantagens. Nesse caso, também podemos citar as franquias store in store.

Como oportunidade que se apresenta, franqueadores estão apostando mais em multi franqueados com capacidade gerencial e de liderança de equipes, sem entretanto, que o franqueado individual perca espaço no mercado.  A mudança entre um modelo e outro são as possibilidades de expansão dos negócios.

Com a experiência de gerenciar várias unidades, cresce o know-how sobre o negócio e sua gestão, o que possibilita ao multifranqueado se antecipar a problemas, e criar mecanismos que otimizam a operação sem perder qualidade. Aproveitar a mesma estrutura de gestão (contabilidade e recursos humanos) para as várias unidades também podem tornar o negócio mais rentável.

Quem escolhe empreender em uma franquia pode ampliar seu negócio se tornando multifranqueado, entretanto, necessita cumprir alguns requisitos estipulados por cada marca, que determinam quais são os critérios avaliados para que um franqueado possa abrir outra unidade.

Dentre os critérios mais comuns avaliados pelas marcas, ter um certo tempo de contrato com a franqueadora e cumprir as obrigações que cabem ao franqueado são passos importantes para quem almeja ser um multifranqueado. Além disso, são avaliados os resultados comerciais da unidade já existente, que deve apresentar à rede lucros expressivos.

A grosso modo, aspirantes a multifranqueado precisam comprovar que têm capital, tempo e competência para gerir mais de uma empresa. Nesse processo, a franqueadora também avalia a viabilidade do negócio na região escolhida para abertura da nova unidade.

A decisão de ser multifranqueado da mesma marca ou de marcas diferentes depende do perfil do franqueado e de sua visão do negócio. Ao optar por abrir unidades de uma mesma rede, o franqueado pode criar uma relação mais próxima com a franqueadora, possibilitando maiores chances de rendimentos.

Por outro lado, investir em marcas e segmentos distintos possibilita mais segurança em períodos de crise financeira, sazonalidade ou de crise no setor de um dos negócios. Neste caso, a ocorrência de problemas com uma das marcas que o franqueado coordena, não afetará totalmente seu faturamento geral.

Se você sonha em crescer no mundo do empreendedorismo e ser um multifranqueado, entre em contato e saiba mais sobre como alcançar esse objetivo.

Gostou? Compartilhe!

Cadastre-se e receba dicas sobre odontologia e saúde bucal