Depois de muito pesquisar e escolher o local que considera ideal par montar sua clínica odontológica, levando em considerção as dicas dadas no texto anterior: localização, fluxo de pessoas, estacionamento, acesso, etc, é preciso verificar normas para o imóvel exigidas pela Anvisa para a instalação do negócio.
Conforme a RDC/Anvisa n.º 50/02, as clínicas odontológicas devem possuir os seguintes ambientes de apoio:
- Sala de espera para pacientes e acompanhantes com área mínima de 1,2 m2 por pessoa;
- Depósito de material de limpeza (DML) com área mínima de 2 m2 e dimensão mínima de 1 metro, equipado com tanque;
- Sanitário (s) para pacientes com área mínima de 1,6 m2 e dimensão mínima de 1 metro;
- Central de material esterilizado (CME) simplificada com dois ambientes contíguos, a saber:
– Ambiente Sujo: sala de lavagem e descontaminação de materiais com bancada, pia e guichê para a área limpa (sala de esterilização de material), com área mínima de 4,8 m2.
– Ambiente Limpo: sala de preparo/esterilização/estocagem de material, com bancada para equipamentos de esterilização, armários para guarda de material e guichê para distribuição de material, com área mínima de 4,8 m2.
Há ainda os ambientes opcionais, que vão desde sanitários para funcionários à copa para refeições.
No caso do consultório odontológico, a exigência é que tenha área mínima de 9 m2. Devem dispor de instalações hidráulicas (água fria e esgoto), elétricas (pontos de força e iluminação), iluminação natural ou artificial, ventilação natural ou forçada e, caso necessário, gases medicinais (oxigênio, ar comprimido e vácuo medicinal).