Menu MENU

Saiba como funciona o mercado de franquias

De acordo com um levantamento feito pela ABF (pela Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do mercado de franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 10,7%.

O conceito de franquia tem sido amplamente divulgado nos últimos tempos. Milhares de novos negócios, com o objetivo de expandir seus modelos, tem tornado seus empreendimentos franquias. A depender do modelo e solidez, elas se configuram como boas alternativas de investimento para quem pensa em ter o próprio negócio.

Esta modalidade de negócio tem se democratizado bastante, uma vez que comporta empresas que atuam em diferentes segmentos, as quais vão desde o ramo alimentício até o de prestação de serviços. No Brasil, são quase 3 mil redes de franquias, somando mais de 170 mil unidades franqueadas. Esses números geraram, até 2021, 1.411.319 de empregos.

Mas, afinal, como funciona uma franquia?

Franquia é um negócio em que o modelo de operação é copiado para outro ponto comercial com autorização do criador do modelo, ou seja, toda a operação e divulgação da empresa são transferidas para uma loja “irmã”.

A franquia te permite iniciar um negócio com mais garantia, sem incertezas de uma nova empresa, usando a credibilidade de um nome ou marca já estabelecida, eliminando a necessidade de se fazer isso como ao criar um negócio do zero. Além de poder se fazer valer de um plano de mercado já existente e funcional.

Para ter direito a trabalhar com a marca de uma empresa franqueadora, é necessário pagar uma quantia específica para a aquisição e arcar com uma mensalidade, que depende dos níveis de faturamento que é possível obter com a unidade franqueada. Todas as questões de valores, além de direitos e deveres, tanto do franqueado quanto do franqueador, são estipulados em um contrato.

É importante frisar que existem franquias que cobram outras taxas. Outras, sequer cobram sobre o faturamento mensal. Por isso, é de suma importância ler com atenção a COF (Circular de Oferta Franquia), na qual especificará todos os pontos referentes à franquia.

Franquia Odontológica Coife Odonto

Com o mercado odontológico cada vez mais competitivo, investir em uma franquia odontológica é uma grande sacada para quem quer um negócio seguro na odontologia.

Ao se tornar um franqueado, o dentista tem à sua disposição todo o conhecimento de uma empresa que entende do negócio e possui estrutura para ajudá-lo a crescer como um empreendedor na odontologia.

A Coife Odonto Clínicas Odontológicas, com quase 30 anos de atuação e presente em 21 estados brasileiros, oferece modelos de franquia odontológica de acordo com a sua necessidade. Além de contar com expertise dos profissionais que compõem a equipe, o empreendedor tem direito a treinamentos específicos e materiais especialmente elaborados para impulsionar o sucesso da sua clínica odontológica.

Algumas vantagens:

  • Suporte e treinamento desde a implantação até a gestão da clínica;
  • Investimento com retorno;
  • Sistema próprio de gestão de clínica;
  • Acesso à equipe de marketing;
  • Universidade corporativa;
  • Equipe de campo para suporte “in loco”;
  • Suporte digital;
  • Assessoria contábil e jurídica;
  • Tecnologia aplicada à gestão da clínica e aquisição de clientes;
  • Fornecedores homologados para aquisição de equipamentos de qualidade.

Conheça mais sobre nosso modelo de negócio e saiba como se tornar um franqueado de sucesso!

Gostou? Compartilhe!

Cadastre-se e receba dicas sobre odontologia e saúde bucal