Inúmeras são as razões pelas quais as pessoas decidem empreender.
Mas é um fato: independente da profissão, uma mentalidade empreendedora é requisito para uma carreira de sucesso – e isso não exclui os dentistas.
No Brasil, segundo dados do Sebrae, são atualmente 11 milhões de empreendedores em diversas áreas que foram em busca de um negócio próprio, seja pelo desejo de mudar de vida, maior liberdade de horários, dificuldade em arrumar um novo emprego, insatisfação com salário ou ainda movidos pela implementações de uma ideia.
Motivação para empreender
Muitos negócios fecham logo após o segundo ano, ainda de acordo com pesquisas da instituição. Isso se dá por algumas razões básicas, como falta de planejamento a longo prazo, má administração ou ainda pelos revezes econômicos aos quais todos aqueles que decidem por um negócio próprio estão sujeitos.
E há, ainda, aqueles que não possuem o perfil empreendedor e que motivados pelo padrão, nomeado pelos psicólogos, como “fuga do negativo” não conseguem manter o empreendimento a longo prazo. É neste ponto que a maioria dos empreendedores de sucesso se diferenciam: eles empreendem não para fugir de algo, ou até mesmo porque tiveram uma ideia genial, mas porque veem o empreendedorismo, a atividade em si, como seu propósito de vida. Eles se identificam e sentem prazer com os ingredientes da vida empreendedora, como riscos, incertezas, altos e baixos, mercados, metas e sonhos.
Mas, afinal, como saber se sou empreendedor?
Muita gente acredita que um bom empreendedor é um visionário que tem boas ideias. Outros apontam que o sucesso está ligado ao perfil planejador. E há ainda, os que creem que trata-se de sorte, condições favoráveis ou que o talento é nato: o bom empreendedor já nasce assim.
Um estudo, feito por acadêmicos da John Jopkins University, Washington University e Teri University, tem como palavras-chave (além de empreendedorismo e personalidade) habilidades não-cognitivas e fatores latentes. O objetivo era identificar como traços de personalidade afetam as decisões profissionais.
A fonte de dados para o estudo foi o National Survey of Midlife Development in the United States, que teve mais de 10 mil participantes.
Principais características de um perfil empreendedor
Os traços psicológicos e de personalidade analisados foram:
- abertura a novas experiências: imaginação e insight; ter uma “banda larga” de interesses;
- extroversão: excitação, sociabilidade, falação, assertividade e alta quantidade de expressão emocional;
- neuroticidade: instabilidade emocional, ansiedade, depressão, irritabilidade e tristeza;
- concienciosidade (diligência): pensatividade, bom controle de impulsos, comportamentos orientados a objetivos, consciência de regras, boa organização e atenção a detalhes;
- agradabilidade:confiança, altruísmo, falta de egoísmo, queridice, afeição e outros comportamentos favoráveis à sociabilidade.
O traço de personalidade mais ligado a começar o próprio negócio é a abertura a novas experiências mas uma das principais descobertas do estudo é que este traço diminui a remuneração dos empreendedores. A agradabilidade de uma pessoa e a sua extroversão também estão fortemente ligadas a abrir o próprio negócio, mas em níveis menos presentes; estes dois fatores tem uma diferença: agradabilidade estava mais associada com remuneração menor enquanto extroversão estava mais associada a remuneração maior. Não é uma regra nem uma recomendação dos estudiosos: foi o que analisaram sobre a realidade.
Fato é que o verdadeiro empreendedor não sabe viver e ser feliz de outra maneira, e é isso, que gera energia e automotivação que parecem inesgotáveis, sempre disponíveis para motivá-lo a se levantar, seguir em frente e manter a certeza inabalável de que ele chegará onde almeja.
Franquias são ótimas oportunidades para empreender
Uma boa opção para quem quer empreender em um negócio rentável e seguro, são as franquias. Na área odontológica, a Coife Odonto, indicada pelo guia Pequenas Empresas & Grandes Negócios e premiada por oito anos consecutivos com o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) oferece vários modelos de clínicas odontológicas que se adaptam ao seu perfil empreendedor.
Contando com treinamentos, acompanhamento e suporte de uma equipe altamente qualificada na gestão de negócios odontológicos, é possível desenvolver seu empreendimento em uma base sólida e com expertise de mais de de duas décadas no mercado odontológico.