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O que é a Taxa de Mortalidade de Franquias?

Dentre as possibilidades para investimentos, o sistema de franquias tem se mostrado uma alternativa mais segura, se comparado a outros empreendimentos espontâneos. Com a crescente visibilidade, a competição entre franquias é cada vez maior, e mostras como a Taxa de Mortalidade de Franquias pode ser utilizada para acompanhar a dinâmica desse mercado.

Dados apontam para aumento expressivo do número de franqueados, chegando a 724 em 1995, 904 em 2000, 1.013 em 2005, 2.031 em 2011, e 3.073 em 2015, segundo pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), crescimento que inflaciona o mercado de ofertas e, portanto, demanda franqueadores mais profissionalizados e competentes.

A taxa de sobrevivência ou mortalidade de franquias é determinada por meio da razão da quantidade de marcas ativas e o total de marcas de franquia constituídas, averiguado por um período de tempo.

Analisando as empresas de franquias com base nas edições de 2004 a 2015, do Guia Oficial de Franquias da ABF, uma equipe da Global Franchise apurou a quantidade de franqueadores que: i) deixaram de aparecer na publicação; ii) pararam de franquear; iii) franquias que continuam no mercado.

O estudo mostra o quão difícil é ser um franqueador de sucesso, e revela a quantidade de marcas que saem do Guia ano após ano e quantas das que lá figuram conseguem realmente crescer.

Os motivos para uma marca sair do Guia Oficial de Franquias da ABF são: desassociação da entidade, não trabalhar mais com franquias, ou a saída do mercado, encerrando suas atividades empreendedoras. No total de franquias encerradas, observa-se que das marcas que saíram do Guia 75% também saíram do mercado.  Na pesquisa é possível verificar a quantidade de marcas que saem do Guia ano após ano e quantas das que lá figuram conseguem realmente crescer em número de franqueados.

Em balanço realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising no ano de 2018 mostra que o faturamento do setor cresceu dentro da estimativa feita pela entidade para o período, e fechou com alta nominal de 7,1% em relação a 2017. No total, o mercado de franquias saltou de R$ 163 bilhões para R$ 174 bilhões nesta apuração.

Se comparado ao ano anterior, o estudo mostra que a taxa de mortalidade caiu. Em 2017, o índice medido foi de 5%, e em 2018 baixou para 3,9% de taxa de mortalidade entre empresas franqueadas. Visto como sinal de resiliência, os números demonstram o resultado de ajustes feitos no aperfeiçoamento da regulamentação do setor e na atuação de redes mais competitivas.

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