Conhecer os termos mais utilizados no mercado de franquias pode ser um bom começo para entender a dinâmica desse modelo de negócio.
Está pensando em investir e considera que a franquia seja uma boa opção? Está em dúvida sobre os termos utilizados neste ramo de negócio? A Coife Odonto te dá uma mãozinha, e explica abaixo quais são os conceitos mais utilizados no ramo, confira:
Circular de Oferta de Franquia (COF)
Um documento imprescindível e que todo o franqueador deve disponibilizar para os interessados em sua rede. A COF (Circular de Oferta de Franquia) deve conter tudo sobre a franquia, incluindo o plano de negócios e o projeto de expansão da rede. As mais completas trazem também contatos dos franqueados que já atuam na rede para que os interessados na franquia possam conversar também com quem já atua na marca e pode lhes dar uma visão real de como é o dia a dia da rede.
Know- how
Termo em inglês que significa literalmente “saber como”. Know-how é conjunto de conhecimentos práticos (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas. Uma rede de franquias com bastante tempo de mercado tem know-how no segmento em que atua, logo, “sabe como fazer” e esse conhecimento fica à disposição do franqueado.
Payback
Um dos termos mais utilizados no mercado de franquia é Payback.
Quase 64% de todas as franquias apresentam um retorno entre 18 e 24 meses. Este retorno chama-se “payback” e representa o tempo decorrido entre o investimento no negócio e o momento no qual o lucro acumulado se iguala ao valor do investimento.
Royalties
Quando se compra uma unidade de uma rede de franquias, compra-se também o direito de usar aquela mesma marca já consolidada, já conhecida no mercado. A taxa de royalties remunera o franqueador por isso. O franqueado está usando a marca, o sistema e o conhecimento da franquia em como gerir aquele negócio e paga os royalties que normalmente são cobrados como uma porcentagem sobre o faturamento bruto mensal.
Taxa de franquia
Valor pago apenas na compra da franquia, na assinatura do contrato e remunera o franqueador pelo conhecimento. Quando se compra uma franquia, se compra um negócio pronto para operar. Criado, operado e testado pelo franqueador. Compra-se know-how, como se diz, e a Taxa de Franquia remunera exatamente isso.
Taxa de publicidade
Entre os termos utilizados no mercado de franquia, Taxa de Publicidade é um dos mais comuns, apesar de não ser uma taxa cobrada por todas elas. Corresponde a um valor arrecadado mensalmente pelo franqueador para investir em ações institucionais que promovam a marca, seus produtos e conceitos de modo geral.
Franquia Odontológica Coife Odonto
Com o mercado odontológico cada vez mais competitivo, investir em uma franquia odontológica é uma grande sacada para quem quer um negócio seguro na odontologia.
Ao se tornar um franqueado, o dentista tem à sua disposição todo o conhecimento de uma empresa que entende do negócio e possui estrutura para ajudá-lo a crescer como um empreendedor na odontologia.
A Coife Odonto Clínicas Odontológicas, com mais de 20 anos de atuação e presente em mais de 310 cidades do país, oferece modelos de franquia odontológica de acordo com a sua necessidade. Além de contar com expertise dos profissionais que compõem a equipe, o empreendedor tem direito a treinamentos específicos e materiais especialmente elaborados para impulsionar o sucesso da sua clínica odontológica.
Algumas vantagens:
- Suporte e treinamento desde a implantação até a gestão
- Investimento com retorno
- Equipe de marketing à disposição
- Equipe de campo para suporte “in loco”
- Tecnologia aplicada à gestão da clínica e aquisição de clientes
- Fornecedores homologados para aquisição de equipamentos de qualidade
Conheça mais: https://homologacao.maker.ag/NewCoife/franquia-odontologica/
E-mail: sejafranqueado@coifeodonto.com