É importante que dentistas e consultórios odontológicos estejam atentos aos erros que devem evitar nas redes sociais. Elas são um espaço de troca de informações entre amigos e familiares, mas não podemos esquecer que as pessoas também as usam como forma de buscar indicações de serviços. Por isso é importante a nossa marca estar lá também. Porém, mais importante é estar nas redes sociais e fazer um trabalho correto.
Para te ajudar, separamos abaixo os 8 principais erros cometidos por dentistas e consultórios odontológicos nas redes sociais, para evitá-los e ter um melhor aproveitamento dessa ferramenta.
1 – Utilizar perfis ao invés de páginas do Facebook
O Facebook possibilita que as marcas se conectem com seus consumidores utilizando páginas, que têm mais recursos que um perfil pessoal. Dessa forma, é muito mais interessante (e profissional) que não seja utilizado um perfil.
2 – Fazer SOMENTE posts divulgando a clínica
As pessoas gostam de ler dicas que as ajudam na vida delas. Usuários ficarão irritados e deixarão de seguir a página caso sejam bombardeadas o tempo todo por propaganda da sua clínica.
3 – Publicar conteúdo com promoção / preços
Por falar nisso, muito cuidado na hora de divulgar sua clínica.
O CRO proíbe firmemente os serviços odontológicos sejam divulgados como produtos. Dessa forma, esqueça promoções, valores, formas de pagamento, serviços gratuitos e afins.
4 – Fazer publicações com ANTES e DEPOIS
É tentador mostrar os resultados dos tratamentos feitos na clínica, não é? Mas o CRO proíbe expressamente essa prática. Qualquer conteúdo que se enquadre em “antes e depois” deve ser deixado de lado.
Conheça outras regras do CRO para publicidade em odontologia para não cair nesses erros. No blog da Coife Odonto preparamos um artigo sobre.
5 – Responder usuários com arrogância
Ao responder as pessoas que interagem com a marca, é preciso agir cordialmente. Responder com descaso, grosseria, usando CAPS LOCK e outras maneiras semelhantes só vai deixar uma imagem negativa na cabeça do potencial cliente, ainda mais se ele já estiver entrando em contato para relatar uma reclamação.
Não leve críticas para o lado pessoal e busque resolver conflitos de forma privada (por inbox ou telefone).
6 – Deixar de responder as mensagens inbox do Facebook
As mensagens privadas nas páginas do Facebook (inbox) podem ser acessadas por qualquer pessoa que estiver cadastrada como moderadora. Fique sempre de olho para ver se há mensagens, pois geralmente são pessoas interessadas nos serviços e deixá-las sem respostas é perder oportunidades de vendas.
Obs: lembre-se da regra acima e seja sempre cordial nas respostas!
7 – Deixar de investir em anúncios no Facebook
Usar o Facebook para promover a sua clínica é grátis, certo? Não é bem assim… Você pode até ter uma página e fazer posts toda semana, mas não é garantia que todas as pessoas que seguem a página irão ver. Na verdade, cerca de 2% das pessoas que curtem uma página realmente recebem o conteúdo que ela publica. O Facebook, assim como um canal de televisão, é uma mídia que vende espaço publicitário.
Esperar que mais clientes venham até a sua clínica sem investir em anúncios não é a melhor forma de utilizar as redes sociais, pois a visibilidade é praticamente nula.
Os anúncios no Facebook permitem que o anúncio da sua clínica seja visto por pessoas ao redor com direcionamento específico para essa região.
8 – Erros de português e imagens de baixa qualidade
Por último (mas não menos importante) – erros de português e imagens de baixa qualidade acabam com a credibilidade da marca. Por isso, cuidado redobrado na hora de responder as inbox. Erros de português, falta de pontuação e acentuação podem refletir uma imagem descuidada e não é isso que queremos!