“O reconhecimento nacional dado pelo SEF faz a franqueadora se destacar por seu know-how na prestação de suporte ao franqueados”
O Selo de Excelência em Franchising (SEF), concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi criado em 1990 para reconhecer o bom desempenho das principais empresas que atuam no mercado brasileiro de franquias foi criado. É o maior prêmio da categoria no Brasil e, além de reconhecer a excelência em atuação das empresas como franqueadoras, o SEF também facilita a expansão da rede e é um notório indicativo para que futuros empreendedores avaliem a eficácia da franquia que visam adquirir.
Qual a importância do SEF?
O reconhecimento nacional dado pelo SEF faz a franqueadora se destacar por seu know-how na prestação de suporte ao franqueados. Ele comprova o sucesso de cada marca e como ela consegue alinhar a gestão, com foco na eficácia e no crescimento.
O Selo também estimula as empresas a melhorar suas redes e a prestação de suporte, tudo em busca da excelência, seja em suas operações, ou no relacionamento com empresários que adquirirem as franquias.
O Selo da ABF é um sinônimo de qualidade e padronização, e em seus anos de mercado a Coife Odonto foi contemplada por ele durante 10 anos consecutivos. A premiação mostra que as unidades estão alinhadas em um foco, oferecem a mesma proposta, e que conseguiram êxito na missão inicial. Ter o SEF significa que a empresa é reconhecida pelo bom trabalho prestado, por cumprir a meta que inicialmente estabeleceu com cada um de seus franqueados e por honrar o compromisso firmado.
Para os franqueados, o Selo da ABF é uma forma de avaliar se a franqueadora está empenhada no crescimento das unidades, e se dará o suporte necessário sempre que solicitado.
Para a franqueadora, ganhar o selo é uma forma de expandir seus negócios e ter sucesso no mercado, e passa a ser reconhecida como uma referência em boas práticas de gestão.
O SEF mostra que a franqueadora está focada em desenvolver as melhoras práticas e tem responsabilidade com seus empreendedores. Além de fortalecer sua imagem com os parceiros, também eleva a imagem da marca perante o público. Ganhar o Selo de Excelência em Franchising da ABF, ainda mais por 10 anos consecutivos como aconteceu com a Coife Odonto, é a prova do reconhecimento de um bom trabalho prestado.
Como é feita a avaliação?
Para concorrer aos Selo de Excelência em Franchising a marca precisa estar com toda sua documentação atualizada, de acordo com a legislação vigente. Além disso, passa por uma avaliação feita pela ABF e deve estar dentro de alguns critérios exigidos. Os requisitos são:
- Ter o primeiro contrato de franquia assinado a pelo menos dois anos;
- Estar associado à ABF a pelo menos um ano;
- Estar adimplente com suas obrigações perante a ABF;
- Possuir, no mínimo, 5 franqueados (sócios/proprietários);
- Possuir, no mínimo, 10 unidades da franquia em operação.
O Selo ABF é dividido nas categorias Pleno, Sênior e Master. A divisão é feita seguindo o número de franqueados, unidades e pelo tempo que está junto a franqueadora, conforme abaixo:
- Máster: A partir de 30 franqueados / Pelo menos 60 unidades /10 anos de atuação;
- Sênior: A partir de 15 franqueados / Pelo menos 30 unidades / 5 anos de atuação;
- Pleno: A partir de 5 franqueados /Pelo menos 10 unidades / 2 anos de atuação.
Se a empresa cumpre as exigências da ABF, ela é avaliada após a pesquisa que mede a satisfação dos operadores com suas franqueadoras. Há outros fatores questionados aos operadores das franquias, divididos nos seguintes grupos: sustentabilidade, relacionamento, operacional, economia e global.
Nesse processo, um dos principais pontos avaliados é a satisfação dos empreendedores com a franqueadora, se recebem o suporte necessário, como está a rentabilidade do negócio e o seu relacionamento com a marca. Ainda é analisada a efetivação do plano de negócios, considerado a meta inicial, aconteceu e se o franqueado tem interesse de expandir sua unidade.
Após analisados todos os dados levantados durante a pesquisa a franqueadora recebe uma pontuação. Se atingir a nota de corte, que é 75% de aprovação entre seus franqueados, ela recebe o Selo de Excelência em Franchising da ABF.