Todos nós queremos ter um sorriso bonito, saudável e alinhado, certo? Para alcançar este objetivo, muitas pessoas precisam passar por um tratamento ortodôntico, que inclui o uso de aparelhos fixos, móveis ou mesmo os chamados alinhadores transparentes.
Mas, como saber quando é necessário usar um aparelho ortodôntico? Saiba quando e porque você deve usar aparelho ortodôntico e os riscos de não realizar o tratamento quando indicado pelo seu dentista.
Quando e por que usar um aparelho ortodôntico?
Os aparelhos ortodônticos são indicados para corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária, assim como, problemas com o nascimento e crescimento dos dentes ou mesmo relacionados com a má-oclusão dental – quando existe dificuldades para encaixar os dentes superiores com os inferiores, ao fechar a boca – que pode causar desconfortos e até dores mais fortes na região do maxilar.
Confira abaixo alguns sinais que indicam a necessidade de usar um aparelho ortodôntico:
- Dentes muito tortos (encavalados);
- Dificuldades para fechar a boca;
- Dificuldade na mordida;
- Dores no maxilar;
- Espaço entre os dentes.
Hoje, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado. Cada um deles é recomendado para um caso específico, de acordo com as particularidades de cada caso.
Riscos de não utilizar o aparelho ortodôntico
Separamos abaixo alguns problemas que podem ocorrer quando o paciente opta por não utilizar um aparelho, mesmo com recomendação do dentista:
- Problemas estéticos e desalinhamento do sorriso;
- Dificuldade para higienização dental facilitando o aparecimento de cáries e outras doenças bucais;
- Dores na região do maxilar;
- Dificuldade na hora de mastigar alimentos.
Dessa forma, se você desconfia da necessidade do uso de um aparelho ortodôntico, procure um dentista assim que possível. Na Coife Odonto temos ortodontistas, prontos para indicar o melhor tratamento para seu caso. Agende agora mesmo uma avaliação em uma de nossas unidades mais próxima de você.
Lembramos que somente um dentista especializado em ortodontia poderá avaliar a necessidade do uso de um aparelho ortodôntico. É ele também quem fará a solicitação de exames (radiografia, Raio-X panorâmico, dentre outros) para o planejamento de seu aparelho ortodôntico.