Atualmente, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos. Cada um deles é recomendado para um caso específico, atendendo as particularidades de cada caso.
Embora todos tenham a função de alinhar os dentes, é importante procurar por um profissional qualificado e de confiança para o tratamento, já que o uso incorreto pode trazer problemas graves à sua saúde bucal.
Conheça alguns tipos de aparelhos ortodônticos mais utilizados:
Aparelho ortodôntico fixo
O tipo de aparelho ortodôntico mais comum. Possui bráquetes, bandas, borrachas e fios de diversas cores e é usado para colocar os dentes tortos e desalinhados na posição correta.
Cuidados com a higiene são essenciais, pois esse modelo não pode ser removido, é muito importante ter cuidado na escovação para manter o aparelho limpo.
Aparelho fixo autoligado
O aparelho autoligado pode ter algumas vantagens em relação ao aparelho convencional. Este modelo também não é removível, porém não possui as borrachinhas que prendem o fio ao bráquete, com isso o atrito entre essas partes do aparelho é menor, e a força aplicada também, assim permite um tratamento mais rápido e confortável.
Aparelho fixo estético
Tem a mesma função que o aparelho fixo de metal, só que esse modelo é feito de materiais transparentes, proporcionando uma aparência melhor. Os bráquetes são feitos, em geral, de porcelana ou safira. São os principais tipos de aparelhos ortodônticos discretos e garantem mais beleza e segurança ao sorrir.
Aparelho lingual
Aconselhado para casos mais rápidos, os bráquetes ficam na parte interna dos dentes, virados na direção da língua, assim mantem a boca menos vulnerável, bom para quem pratica esportes.
Alinhador transparente
Esse modelo é produzido sob medida para o paciente, é quase invisível e indicado a aqueles que possuem algum tipo de rejeição ao metal presente na maioria dos aparelhos, que pode levar a inflamações na garganta, uma vez que o alinhador transparente não tem partes metálicas.
Aparelho móvel
Tem um único fio em sua formação, é mais usado em crianças que ainda estão em fase de substituição dos dentes de leite pelos permanentes, processo que ocorre geralmente até os 12 anos de idade.
» Com quantos anos a criança pode colocar aparelho ortodôntico?
Aparelho de contenção
Usado após o fim do tratamento, mantem os dentes na posição desejada, contendo seus movimentos para que o esforço de alinhar os dentes não seja perdido, pode ser fixo ou móvel dependendo do caso.