Menu MENU

5 coisas que você descobre quando tirar o aparelho ortodôntico

Para quem passa por um tratamento ortodôntico, não há melhor momento do que o tirar o aparelho, não é mesmo?
Se olhar no espelho com os dentes alinhados e se livrar das constantes manutenções parece um sonho…

Mas, voltar a poder comer amendoins, castanhas, balas e espigas de milho não significa que o tratamento acabou totalmente. Veja abaixo 5 fatos que você vai descobrir assim que tirar seu aparelho ortodôntico:

1. Parece que acabou, só que não

Mesmo com a retirada dos bráquetes e fios do aparelho, é hora de pensar na contenção dos dentes que foram alinhados. as contenções ortodônticas são instaladas imediatamente após a remoção do aparelho e servem para reforçar o posicionamento do dente conquistado durante o tratamento ortodôntico. Mas isso também não dura para sempre. A maioria dos ortodontistas solicita que os pacientes utilizem suas contenções pelo período de 2 anos, sendo de 6 meses a 1 ano de uso integral (24 horas diárias, removendo somente durante a alimentação e higienização dentária) e mais 1 ano de uso noturno, para dormir.

2. Você vai sorrir o tempo todo

Com um novo sorriso será inevitável parar de sorrir e isso pode te trazer confiança e novos amigos, pelo menos é o que diz um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo essa pesquisa, o rosto, em especial o sorriso, tem papel significativo e influência direta nas relações sociais e na autoestima.

3. Você pode estranhar seu novo sorriso

Apesar da alegria total, é possível que a pessoa sinta certa “estranheza” para falar ou comer nos primeiros dias, afinal foram anos com dispositivos metálicos acoplados em todos os seus dentes. Há até quem diga que a sensação dos primeiros dias é de ter ficado banguela. Mas não se preocupe, isso é normal e passa logo.

4. E é possível que seus dentes estejam manchados

Sim, e se isso acontecer saiba que é bem possível que a culpa seja sua. Isto geralmente acontece em pacientes que não tiveram uma boa higiene bucal durante o tratamento. E a reversão seria ele procurar um especialista para realizar algum procedimento de remoção das manchas com a colocação de resinas nas áreas afetadas.

5. A higienização bucal não deve afrouxar:

Com a remoção do aparelho ortodôntico os cuidados com a higiene e escovação devem permanecer com a mesma intensidade a fim de evitar cáries, manchas ou gengivites que são prejudiciais a saúde bucal. A única coisa que muda, e deve ser comemorada, é que agora ela voltou a ser menos complicada e não existirão mais pedaços de alfaces que ficarão presos entre os fios do aparelho.

Gostou? Compartilhe!

Cadastre-se e receba dicas sobre odontologia e saúde bucal