Você já ouviu falar em odontofobia? Trata-se de um transtorno de ansiedade que atinge um número considerável de pessoas e resume-se ao medo de dentistas ou de tratamentos odontológicos. Por isso, é importante que os profissionais de saúde bucal estejam preparados para lidar com o problema e para auxiliar os pacientes que passam por isso.
A odontofobia pode causar dano a saúde bucal, uma vez que a ida ao consultório acaba sempre adiada, por causa do medo, e isso traz problemas a longo prazo. Por isso é importante que os dentistas estejam preparados para lidar com a odontofobia e tornar a clínica um ambiente receptivo, pois assim os pacientes ficam mais tranquilos e é possível desenvolver o trabalho de cuidado com a saúde bucal deles de forma eficiente.
Para falar um pouco mais sobre o transtorno, e apresentar recomendações para tranquilizar as pessoas que têm medo de dentista, preparamos este texto.
O que é a odontofobia?
A odontofobia é o medo de ir ao dentista e pode ter diversas origens. Esse medo pode estar relacionado a uma experiência ruim no consultório odontológico e a outros fatores, relacionados à odontologia, como o cheiro da clínica ou o som dos instrumentos dos dentistas. Há casos também em que o medo pode surgir a partir da fobia do outro, o que pode ocorrer em crianças.
Em alguns casos, os pacientes podem ter reações como suor frio, respiração rápida, contração musculares, desmaio e até mesmo taquicardia.
Mas quais os motivos mais comuns do medo de ir ao dentista são?
• Lembranças ruins de outras consultas;
• Medo da dor;
• Timidez, vergonha ou sensação de invasão da intimidade pessoal;
• Exposição ao medo demonstrado por familiares ou outras pessoas;
• Fatores socioeconômicos;
• Pessoas com transtornos mentais que manifestam mais medo de tratamentos dentários devido à falta de compreensão do processo;
• Fobia de sangue.
O que os dentistas devem fazer para lidar com pacientes que têm odontofobia?
Para tornar a experiência do paciente o mais confortável possível, o dentista deve tomar alguns cuidados dentro do consultório e saber lidar com ele de uma forma especial. Então, separamos algumas atitudes que podem ser adotadas dentro da clínica:
Na sala de espera: algumas pessoas começam sentir desconforto já na sala de espera da clínica, então para evitar uma má experiência do paciente os colaboradores devem estar preparados para recebê-lo da melhor forma possível, pois um atendimento humanizado diminui a apreensão. O ideal é tornar o espaço confortável, com uma programação de TV agradável. Tenha também cadeiras aconchegantes e uma decoração alegre, não remetendo tanto o ambiente ao hospitalar.
Tenha uma boa relação com o paciente: a atenção do dentista com o paciente torna-se fundamental em casos de fobia. Manter sempre uma atitude amável, próxima e profissional é uma ferramenta para amenizar o medo. É recomendável também não menosprezar a fobia da pessoa, e ter calma ao explicar os procedimentos, como forma de gerar tranquilidade. Se mostre interessado em saber se o paciente está bem, e no que pode deixá-lo mais confortável. É importante se mostrar empático e, se possível, sugerir pausas para evitar o sentimento de desconforto e evitar jaleco branco, usando um colorido.
Indique ajuda: se o paciente tem um quadro muito grave de fobia, o ideal é recomendar a ajuda de um profissional para ajudar a amenizar a situação, evitando que ela piore. Faço isso de forma respeitosa e gentil, caso o paciente já não faça tratamento para o caso. Use sempre a gentileza e explique que tratar essas questões pode trazer mais qualidade de vida.
Conclusão: O dentista tem a missão de tranquilizar seus pacientes para evitar que as experiências no consultório sejam ruins ou motivo de trauma. Ao oferecer um atendimento humanizado, além de proporcionar um momento tranquilo, também deixa o paciente satisfeito e garante que ele não abandone os cuidados com a saúde bucal.