A cirurgia e a Recuperação de um Implante Dentário é simples e demanda repouso de 24 horas, em média, a depender da complexidade do tratamento.
Porem, o sucesso de uma cirurgia de implante dentário não depende apenas de seu planejamento, mas dos cuidados pré e pós-operatórios. Esses fatores são fundamentais para prevenir qualquer tipo de complicação, além de assegurar o resultado desejado.
Por tanto, antes de ser realizado, o paciente passa por uma série de exames que vão dar ao profissional informações gerais sobre o estado de saúde de quem vai se submeter ao implante.
Cicatrização
Com isso, após 10 dias do implante realizado, o paciente volta ao consultório para remover os pontos, e avaliar como esta o processo de recuperação.
Normalmente a cicatrização varia do local da cirurgia, do tipo de procedimento e dos cuidados que serão feitos no pós-cirúrgico. Então seguindo sempre as orientações recomendadas, você terá uma boa recuperação após a colocação de um implante, sem dor, ou qualquer tipo de complicação.
Tempo de cicatrização
- No caso de enxerto ósseo, a cicatrização leva em média oito meses.
- Na região superior (do maxilar), a cicatrização leva em torno de seis meses
- Por fim, na região inferior (da mandíbula) o processo leva em média quatro meses.
Lembrando que os pacientes no tempo de osseointegração (união entre o osso e o “pino” implantado) ficam com dentes provisórios, até a confecção dos definitivos.
*Um fator importante para a osseointegração é o tipo do osso, se ele é mais ou menos denso.
Atenção
Portanto, para que a recuperação após um Implante Dentário seja um sucesso, é importante seguir as instruções passadas pelo dentista:
- Quanto a alimentação, dê preferência para alimentos líquidos e pastosos, sempre frios.
- Também não esqueça que é importante higienizar a região da cirurgia com muito cuidado para evitar qualquer tipo de contaminação.