Qual o melhor tipo de escova de dentes para quem usa Aparelho Ortodôntico?

O melhor tipo de escova de dentes para quem usa aparelho ortodôntico é a escova interdental.

O uso de aparelho ortodôntico para a correção de problemas pode trazer alguns incômodos para os pacientes, em especial na hora da higienização dos dentes, tão importante principalmente para que usa aparelho.

Afinal, se não for bem realizada a limpeza, podem surgir uma série de problemas, como a inflamação das gengivas, cáries, entre outros. Isso porque o uso do aparelho favorece  acúmulo de detritos alimentares e, consequentemente, facilita a formação da chamada placa bacteriana sobre dentes.

Escovando os dentes com Aparelho Ortodôntico

Escovar os dentes com aparelho ortodôntico com uma escova dental comum não é a melhor opção, já que ela não consegue alcançar os espaços entre os fios e bráquetes. Para isso, o mais indicado é a escova interdental.

Pode parecer uma escova comum, mas, se reparar bem nos detalhes, ela é a ferramenta perfeita para quem usa aparelho. As escovas ortodônticas possuem um formato diferenciado em relação às outras normais. Elas têm uma canaleta central que simplifica a higiene ortodôntica e seu formato em “V” das cerdas permite uma maior limpeza das laterais dos dentes e do aparelho.

Os alinhadores transparentes têm uma vantagem em relação aos demais aparelhos fixos. Por serem removíveis, facilitam tanto na hora da alimentação como na higienização.

Vale lembrar também que o uso de fio dental durante o tratamento ortodôntico, com o auxílio do passa fio, é indispensável.

Na dúvida, consulte seu dentista para indicar qual a melhor forma de higienizar seus dentes enquanto realiza o tratamento ortodôntico.


Dúvidas? Fale com nossa atendente virtual no Facebook 🙂

Gostou? Compartilhe!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO