Apesar da ergonomia ser mais relacionada com tarefas administrativas, ela é também bastante importante em áreas como a odontologia. A ergonomia evita uma série de problemas que afetam os dentistas.
E quais são os riscos ergonômicos na odontologia? Para começar, as doenças circulatórias afetam severamente os profissionais que ficam muito tempo em pé. Também ocorre dor de cabeça, escoliose, hipercifose, entre outros problemas.
Para resolver isso, só existe uma solução: ergonomia odontológica. Prossiga com a leitura do artigo e entenda qual é a importância da ergonomia na odontologia e como aplicá-la no ambiente de trabalho!
Antes de tudo, o que é a ergonomia na odontologia?
Cerca de 85% dos profissionais já se queixaram de dor nas partes do corpo mais exigidas durante o trabalho.
A ergonomia na odontologia se trata de uma série de medidas ocupacionais tomadas para diminuir o estresse físico e mental no consultório odontológico. Como consequência, previne doenças relacionadas à profissão.
As doenças ocupacionais costumam ocorrer pelos seguintes fatores, que influenciam na predisposição:
- Longa jornada de trabalho
- Poucos intervalos e/ou intervalos muito pequenos
- Postura incorreta
- Movimentos repetitivos
- Mobiliário odontológico pouco confortável
Por esses fatores, ocorre a sobrecarga dos ombros, coluna cervical e membros superiores. E como resultado, distúrbios ortopédicos e posturais são adquiridos pelos profissionais da odontologia.
Qual é a importância da ergonomia na odontologia?
Ela existe para preservar a saúde do profissional odontológico através da melhoria do seu ambiente de trabalho.
A ergonomia odontológica leva em conta que o dentista trabalha por várias horas ininterruptas. Essa situação é agravada quando seus móveis são desconfortáveis ou seus equipamentos de trabalho não são fáceis de manusear.
No longo prazo, isso acarreta diferentes doenças ocupacionais. Por isso, a ergonomia existe para melhorar e corrigir essa situação, evitando que a doença se desenvolva.
Manual de ergonomia em odontologia: como melhorar o seu ambiente de trabalho?
Você entendeu mais ou menos como funciona a ergonomia odontológica. Mas como prevenir as doenças ocupacionais na prática? Confira agora o manual de ergonomia em odontologia!
Comece ajustando o seu mobiliário
Para começar, conte com bancadas de trabalho que permitam que trabalhe na posição vertical, sem curvar o tronco. Você também não deve elevar os seus membros superiores.
Além disso, organize e adapte os seus móveis, de forma que possibilitem as posições ergonômicas sem atrapalhar suas atividades. Por fim, sempre escolha equipamentos ergonomicamente adequados ou, pelo menos, ajustáveis.
Atenção especial ao mocho
O mocho é a cadeira do dentista, onde ele fica boa parte do tempo quando não está em pé no consultório odontológico. Ele deve ter uma altura entre 1,50-1,80m, de forma que o fêmur fique paralelo ao chão e o sangue circule corretamente.
Além disso, o modelo precisa ter um encosto ajustável em altura e profundidade. Isso ajuda a manter a postura correta. Por fim, a cadeira deve ter rodinhas, permitindo a movimentação sem esforço.
Analise o tamanho e disposição da sala de consultas
O consultório odontológico não deve ter mais que 3m de largura, pois assim todos os equipamentos de trabalho ficam próximos o suficiente do dentista.
Além disso, objetos alcançáveis apenas esticando o braço não podem ficar a mais de 1 metro de distância. Com isso, evita-se que estique demais o braço.
Proporcione a luz adequada
Sem a iluminação adequada, o dentista acaba tendo que se mexer muito para encontrar a posição adequada para visualizar o interior da boca do paciente. Isso significa se inclinar mais que o necessário.
Por essa razão, conte com iluminação de teto e embutidas brancas nos armários, além de bons equipamentos para iluminação bucal.
Corrija sua postura também
De nada vale melhorar o espaço se você mantiver os mesmos hábitos ruins que acabam com a sua postura. Para corrigir isso, é preciso que:
- Alterne os procedimentos que precisam de menos e mais esforço
- Evite ficar na mesma posição por muito tempo
- Evite movimentos repetitivos
- Realize procedimentos sem flexionar a coluna vertebral pra frente
- Faça pequenas pausas entre os procedimentos
A ergonomia é algo crucial para que a saúde dos dentistas se mantenha durante o trabalho. Ao pôr o que dissemos em prática, você evita no longo prazo o desenvolvimento das doenças ocupacionais!