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Marketing na odontologia: a arte de atrair e reter pacientes

O marketing é essencial para toda área. Já o marketing na odontologia além de indispensável, pode ser muito desafiador.

Dados do Conselho Federal de Odontologia apontam que existem mais de 300 mil dentistas inscritos no país. O número impressiona, e corresponde a mais de 20% dos dentistas no mundo!

Com este cenário, como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo?

Um dos primeiros passos, e também um dos mais importantes para não ser mais um em meio a multidão, é investir em um bom plano de marketing. Infelizmente, as graduações em odontologia não focam nesta área, o que faz com que a maioria dos profissionais tenha grande dificuldade em iniciar a carreia após a saída da universidade.

Para te ajudar nesta empreitada, nossa equipe, direcionada pelo diretor da Coife Odonto, separou algumas dicas essenciais de marketing na odontologia. Confira:

Conheça seu público-alvo

Saber para quem oferecer seus serviços é primordial. A análise do público alvo do seu consultório ou clínica é a base de todo o planejamento. Saber quem é, o que procura, quais as necessidades, renda média, hábitos, nível de escolaridade, entre outros irão te ajudar a desenhar melhor os serviços e o tipo de atendimento que irá oferecer. Quanto mais detalhes, melhor.

Geralmente, cada serviço terá um público diferente. Procedimentos estéticos, por exemplo, podem fazer maior sucesso entre mulheres, então uma comunicação mais voltada para esse público pode funcionar melhor.

Para cada produto ou serviço oferecido pela sua clínica odontológica, pergunte-se:

  • Quem é seu público? (Localização, idade, gênero…)
  • Por que ele busca aquele serviço?
  • Quais são os fatores de decisão para esse público? (preço, qualidade do serviço…)
  • Qual é o principal problema que ele busca sanar com esse serviço?
  • Por quais meios ele busca informação? Onde você pode encontrá-lo?

Essas são algumas perguntas básicas para você começar a entender melhor para quem você está tentando vender. Uma dica interessante é fazer pesquisas com seus pacientes atuais. Com as respostas em mãos, você pode usá-las para melhorar sua comunicação, seu atendimento, enfim, seus serviços como um todo.

Identifique seus concorrentes

Analisar a concorrência faz parte de todo e qualquer plano estratégico, seja ele para odontologia ou não. Saber quais as estratégias utilizadas pelos concorrentes te ajuda a entender o mercado e saber quais irão funcionar ou não para o seu negócio.

  • Mapeie seus principais concorrentes na região
  • O que eles fazem para comunicar os serviços?
  • Quais são os preços praticados?
  • O que eles fazem de diferente que você não está fazendo?
  • Quais são as principais falhas deles para você não cometer?
Faça parcerias

Faça parcerias com empresas que são do ramo da saúde e estética, por exemplo. Em geral, as pessoas que cuidam da aparência e saúde, também se interessam por cuidados com saúde bucal. Ofereça informações e participe de eventos.

Abandone os termos técnicos

O marketing na odontologia não é só estratégia, mas também é troca. É se fazer entender!

Se quer se aproximar do seu público alvo, use expressões de fácil entendimento para os leigos. Eles não têm a obrigação de entender os termos técnicos usados na odontologia. Facilitar a comunicação, explicando de forma simples os procedimentos oferecidos, te aproxima dos pacientes e gera empatia.

Tenha uma boa presença online

Um bom marketing na odontologia requer algo naturalmente feito hoje em dia: estar conectado.

Estar nas redes é essencial. De nada adianta uma boa campanha offline, com papelaria personalizada, anúncios impressos, se sua presença online é pouca ou nenhuma. Pesquisas apontam que a maioria das pessoas pesquisam na internet sobre determinado produto ou serviço que pretendem contratar antes de fechar negócio.

  • Cadastre seu negócio no Google Business, ficará mais fácil para seu público encontrar os seus serviços no buscador.
  • Crie páginas no Facebook e Instagram e poste conteúdo interessante (lembra que você já mapeou seu público-alvo e sabe o que ele busca?). Publique assuntos relevantes que tirem as dúvidas desse público. Ninguém está no Facebook só para ver propaganda. Conteúdo útil é a chave.
  • Separe uma verba por mês para impulsionar suas publicações. Apesar das redes sociais serem gratuitas, elas limitam o alcance dos posts orgânicos (ou seja, aqueles que são feitos sem nenhum impulsionamento). Além disso, as opções de segmentação por gênero, idade e localização te ajudarão a encontrar o público certo.
  • Tome cuidado com o que você pode e o que não pode fazer de acordo com o CRO da sua região
  • Utilize o WhatsApp ao seu favor: Saiba como utilizar o WhatsApp Business para seu consultório.

Outra dica importante é ficar de olho nesses 8 principais erros de consultórios odontológicos nas redes sociais para nunca mais cometer.

“Estes são apenas alguns insights básicos de marketing, é claro que há muito mais a ser analisado para um bom planejamento estratégico, o que só um profissional capacitado será capaz de fazer”, salienta o diretor de marketing da Coife Odonto, André Fernandes.


Leia também:

» Como fidelizar clientes no ramo da odontologia
» Saiba identificar se você tem perfil empreendedor
» 8 Vantagens de investir em uma franquia odontológica


Que tal investir em uma franquia odontológica?

Tomar conta de todos os processos de gestão e marketing, além do financeiro e outras questões pode ser uma tarefa difícil para uma única pessoa (especialmente se você não tem as habilidades necessárias). Neste caso, franquias odontológicas são uma excelente saída, pois já possuem um modelo de negócio estabelecido, estudos de concorrência e amplo suporte à sua clínica.

A Coife Odonto, indicada pelo guia Pequenas Empresas & Grandes Negócios e premiada consecutivamente com o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) oferece vários modelos de clínicas odontológicas que se adaptam ao seu perfil empreendedor.

Contando com treinamentos, acompanhamento e suporte de uma equipe altamente qualificada na gestão de negócios, é possível desenvolver seu empreendimento em uma base sólida e com expertise de mais de duas décadas no mercado odontológico.

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