Menu MENU

Os 5 principais motivos do amarelamento dos dentes

Apesar de ser frustrante, nem sempre o amarelamento dos dentes é um sinal de uma doença grave. Hoje, com diversos tratamentos existentes no mercado, é possível reconquistar o famoso sorriso branco em pouco tempo ao fazer um clareamento dental, mas para isso é importante também saber como evitar os fatores que causam o amarelamento.

O problema de amarelamento dos dentes pode surgir inicialmente a partir de uma única mancha amarela, e tende a acontecer mais facilmente na parte interior dos dentes por se tratar de um local que facilita a retenção e é mais difícil de higienizar.

Veja abaixo os principais motivos:

Cigarro

Se você fuma cigarro ou cachimbos, com o tempo seus dentes escurecem, pois a nicotina, alcatrão e outros metais pesados encontrados no cigarro e cachimbos mancham os dentes.

Remédios

Converse sempre com seu médico e leia a bula dos medicamentos que está tomando ou que irá começar a tomar para entender seus efeitos colaterais, pois alguns antibióticos, anti-histamínicos, anti-hipertensivos e antipsicóticos também podem manchar os dentes.

Idade

Com o desgaste diário dos dentes, é normal que com o tempo o esmalte (cobertura branca) dos dentes vá perdendo o brilho.

Genética

A genética é um dos motivos do amarelamento dos dentes, pois é possível também que você tenha herdado os dentes com o tom mais amarelado de seus pais.

Higiene bucal

Não realizar a higiene bucal diariamente e de forma correta pode fazer com que placas de tártaro sejam acumuladas na superfície dos dentes e facilitar o desenvolvimento de cáries.

E você, se encaixou em algum dos motivos que citamos acima? Agende uma avaliação na Coife Odonto mais próxima e saiba mais sobre o clareamento dental. Em todo caso, consultar um dentista a pelo menos cada 6 meses é o indicado para manter sua boa saúde bucal.

Gostou? Compartilhe!

Cadastre-se e receba dicas sobre odontologia e saúde bucal