Essa semana, esclarecemos uma dúvida muito frequente: tomar café faz mal para os dentes?
Poucas são as pessoas que rejeitam o bom e velho cafezinho. Paixão dos brasileiros, ele está presente no nosso dia a dia, seja no café da manhã, após o almoço ou para dar aquele uma dose extra de energia no meio do dia.
Mas é verdade que ele prejudica os dentes?
O café tem um pH mais baixo que o da boca, sendo bastante ácido. Essa acidez agride o esmalte, provocando uma desmineralização e tornando-o mais poroso. Esse processo facilita que o pigmento escuro do café se instale no esmalte, causando manchas nos dentes.
Além disso, o desgaste do esmalte deixa a dentina mais aparente, dando aos dentes um tom amarelado.
Evitar o excesso de café é bom para seus dentes
Embora ele possa causar danos, se consumido em excesso, não é preciso cortá-lo da sua rotina. Entretanto, alguns cuidados para evitar manchas são bem-vindos.
A cafeína pode interferir na absorção de cálcio. Quando há um excesso de cafeína no organismo, há maior liberação de cálcio na urina, reduzindo, assim, a quantidade desse mineral disponível para o uso no fortalecimento de dentes e ossos.
Detalhe: A cafeína não é encontrada apenas no café, mas também em refrigerantes de cola e alguns tipos de chá. Por isso, é preciso ficar atento também à quantidade ingerida dessas outras bebidas.
Tomar mais que quatro xícaras de café por dia já é considerado um excesso. O café expresso é mais concentrado e a recomendação é beber, no máximo, duas xícaras.
Lave a boca após tomar o cafezinho
Enxaguar a boca com água após tomar o café neutraliza os ácidos da bebida sobre os dentes e acelera a normalização do pH, preservando o esmalte. A água ajuda, ainda, a repor mais rapidamente a saliva, limpando os dentes superficialmente.
Espere ao menos 20 minutos para escovar os dentes
Escove os dentes apenas de 20 a 30 minutos após a ingestão do café. Essa recomendação vale também para a higiene após as refeições. Quando você escova os dentes logo após comer, acaba aumentando a agressão dos ácidos dos alimentos sobre os dentes.
O ideal é enxaguar a boca e dar um tempo para o pH se estabilizar e, então, escovar os dentes com um creme dental com flúor e usar o fio dental. O flúor fortalece o esmalte, evitando as manchas e cáries.
Coma alimentos detergentes
Alguns alimentos são chamados detergentes por promoverem uma ação de limpeza e equilíbrio do pH bucal, pois são menos ácidos e aumentam a produção de saliva. Maçã, pera, kiwi, cenoura, pepino e acelga são exemplos de alimentos detergentes.